PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO CARAU DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOÃO PAULO CARAU DE OLIVEIRA
DATA: 18/06/2018
LOCAL: Sala da Pós do PPGMMC
TÍTULO: Aplicação de Eliminação Iterada de Estratégias Dominadas a Modelos de Competição entre Dois Jogadores.
PALAVRAS-CHAVES: IESD, Eliminação iterada; Teoria dos Jogos, Dominância
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
ESPECIALIDADE: Análise Numérica
RESUMO: Apresenta-se, nesta dissertacao o estudo e aplicacao de uma ferramenta retirada da Teoria dos Jogos chamada de eliminacao iterada de estrategias ou acoes estritamente dominadas (IESD). Utilizando a linguagem de programacao Python, este trabalho se concentra na construcao e aplicacao de um algoritmo baseado nesta ferramenta para resolucao de uma situacao hipotetica de conflito entre duas naves espaciais. A analise ocorre da perspectiva de um dos jogadores e diversos modelos de distribuicoes para qualificar como e escolhido um ganhador sao adotados e simulados. Para ganhar um dos jogadores deve realizar uma serie de escolhas de trajetorias para ser ganhador, e uma escolha errada significa sua destruicao. No geral a utilizacao de (IESD) se mostrou mais vantajosa que a escolha aleatoria.
Presidente - 1363532 - SERGIO DE CARVALHO BEZERRA
Interno - 1584539 - MARCELO RODRIGO PORTELA FERREIRA