PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: AILMA ALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILMA ALVES DE SOUZA
DATA: 10/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência por plataforma a ser definida pela aluna uma hora antes da defesa
TÍTULO: ARTES CÊNICAS: CANTIGAS DE BRINCAR E O ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Artes Cênicas; Cantigas de Brincar; Jogos Teatrais; Proposta Curricular.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: Esta pesquisa teve como propósito trabalhar os conteúdos de Artes Cênicas e cantigas de brincar com turmas do Primeiro Ano em Escolas do Município de João Pessoa, cujo objetivo principal foi de organizar uma proposta curricular para o ensino de Arte para estas turmas. Com referencial teórico baseado em: metodologias do ensino de teatro como Viola Spolin; sobre cantigas de brincar do livro de Idelette Fonseca dos Santos e Maria de Fátima de Mesquita Batista; documentos como o Parâmetro Curricular Nacional em Artes, a Base Nacional Comum Curricular, e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba; e com o livro da coleção Ligamundo para a série do Primeiro Ano. Para conseguir o resultado foi utilizado a pesquisa participante, de natureza aplicada, pois trabalhou-se com os métodos e currículos utilizados no ensino de Artes Cênicas. O suporte científico foi o indutivo, pois investigou bibliografias e documentos já existentes sobre o tema. Teve como objetivo de estudo a descritiva, pois se verificou dados do contexto de ensino de Artes Cênicas, em particular o teatro, e com isso foi possível organizar a proposta curricular. A abordagem foi qualitativa, pois fez-se relato e analisou-se todo o processo. Na coleta de dados foram levantados bibliografias e documentos, relatos da experiência e avaliações coletivas com os educandos. Foram elaborados planos de aulas/oficinas para serem aplicados em duas Escolas do Município de João Pessoa em sala do Primeiro Ano de cada escola, e participaram dessas aulas educandos (as) de seis a nove anos de idade. O resultado da pesquisa foi a elaboração de uma proposta curricular com sugestões de conteúdos para quatro bimestres com sugestões de quarenta planos de aula, equivalentes para todo um ano desta série. Percebeu-se também que os planos de aula e seus conteúdos foram eficazes para serem aplicados nas turmas de educandos dessa faixa-etária, devido a percepção, compreensão e habilidades deles nestas aulas. E assim podemos concluir que, as aplicações das aulas foram eficazes no desenvolvimento do conhecimento sobre as Artes cênicas, pois os resultados foram sempre satisfatórios em todos os encontros.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Externo ao Programa - 337214 - VANILDO MOUSINHO MARINHO