PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: ALEXSANDRA SILVA OLIVEIRA BURITI

DISCENTE: ALEXSANDRA SILVA OLIVEIRA BURITI
DATA: 03/07/2020
LOCAL: Video conferência (link a ser enviado uma hora antes da defesa)
TÍTULO: RECREIO ESCOLAR EM CENA: A mediação por meio dos jogos teatrais
PALAVRAS-CHAVES: Arte; Educação; Teatro; Jogos teatrais; Prática teatral; Estudo de caso.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da prática do jogo teatral, promovendo uma mudança no convívio entre os alunos da Escola Municipal do Ensino Fundamental Cícera da Silva Sousa, localizada em Barra de Santa Rosa, curimataú paraibano. O ponto de partida da pesquisa se justifica no atual cenário escolar, onde as relações de convívio entre os alunos dentro de sala de aula e, principalmente, nos recreios escolares acabam de certa forma esbarrando no ensino aprendizagem e na convivência. Para a realização desta pesquisa, foram coletadas as informações literárias dos autores: Augusto Boal, Viola Spolin e Olga Reverbel que abordam sobre jogos teatrais. A partir dos estudos destes autores foi realizado um plano de ação para as oficinas/aulas, em que os temas e jogos foram escolhidos para um melhor resultado. Essas oficinas/aulas foram ministradas em horário contra turno em que o aluno está matriculado. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas estruturadas e semiestruturadas com alunos e funcionários da Escola Cícera da Silva Sousa mediante explicação dos objetivos da pesquisa em seguida anotações de todas as observações dos entrevistados que serviram para compreender os reais motivos das brigas e conflitos no horário do recreio escolar. As mudanças de comportamentos dos alunos foram analisadas através de observações nas oficinas/aulas e no recreio escolar, anotações em diário de bordo, conversas e depoimentos entre alunos e funcionários.
Externo ao Programa - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB