PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: MANAÍRA DE MELO PEREIRA

DISCENTE: MANAÍRA DE MELO PEREIRA
DATA: 15/07/2020
LOCAL: Vídeo conferência por plataforma a ser definida pela aluna uma hora antes da defesa
TÍTULO: DIÁLOGOS NA SALA DE AULA: DESAFIOS ÉTNICOS CULTURAIS DE UMA PROFESSORA DE ARTES NA ESCOLA PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia. Ensino de Artes. Diálogo. Educação inclusiva. Abordagem Decolonial.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: Este trabalho foi possível por meio da minha estada na escola pública enquanto professora de Artes, esse primeiro contato me trouxe reflexões sobre metodologias. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal criar diálogos para o ensino de Artes considerando o contexto cultural dos educandos por meio de uma abordagem Fenomenológica. Isso implicou em ações caracterizadas pela busca de sentido e significados que se apresentaram ao considerar a voz dos educandos para a construção de metodologias, considerando para isso, as colocações de Freire sobre diálogo. Foi na análise das vivências feitas em sala de aula que respondemos aos nossos anseios sobre metodologias dialogais. Pudemos constatar que, o diálogo com este contexto cultural específico foi marcado por conflitos: a própria dificuldade de ensinar aos educandos que podemos construir conhecimento por meio do diálogo, o relacionamento com alguns integrantes da equipe gestora que preocupada com as opiniões da secretaria de educação ou dos responsáveis pelos educandos preferiram muitas vezes negar o contexto cultural, além da tentativa de proibição, por parte de representante da assembleia legislativa, da arte consumida pelos educandos nas escolas. Concebemos que esses embates tiveram como referência o racismo velado contra as manifestações artísticas vindas da periferia. Sabendo disso, ficou ainda mais evidente o meu papel nessa instituição, de por meio do diálogo trabalhar com os educandos, a ponto de fortalecê-los para conseguirem se posicionar e se desvencilharem de situações opressoras.
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE