PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: SHIRLEY BATISTA DA SILVA

DISCENTE: SHIRLEY BATISTA DA SILVA
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Vídeo conferência por plataforma a ser definida pela aluna uma hora antes da defesa
TÍTULO: Imagem em movimento: Releitura e performance a partir de obras de Cândido Portinari como experiência criativa e estética no contexto escolar
PALAVRAS-CHAVES: Releitura, Cândido Portinari, Performance
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: O presente projeto visa unir duas linguagens artísticas distintas: visuais e cênicas, tendo como prática pedagógica a Releitura e Performance em meio a um processo experimental, criativo e estético do educando. Este processo ocorrerá a partir da visão individual e coletiva do aluno ao ler, Interpretar e recriar e recriar à sua maneira algumas das obras de Cândido Portinari, tendo como foco o uso da linguagem cênica, resultando em um objeto final de sua criação e produção em arte. Segundo a BNCC (2018) ao escolher uma determinada obra de arte para ser estudada, o educador deve ter em mente quais são os propósitos e objetivos a serem alcançados. Sou professora efetiva de arte na rede pública de ensino e como artista docente busco trazer um engajamento político para dentro do cotidiano escolar. A presente pesquisa-ação junto ao PROFARTES/UFPB tem como objetivo viabilizar um processo de criação artística dentro do espaço escolar integrando as artes cênicas e visuais por meio da apreciação, criação e adaptação de algumas obras do artista plástico paulista Cândido Portinari (1903/62). Esta escolha se deu pelo fato de que este artista é brasileiro e dedicou parte de sua vida a retratar a realidade social, a pobreza e a miséria frutos da escravidão no Brasil. O lócus da pesquisa é a EMEF Rosa Figueiredo de Lima situada no centro de Cabedelo, cidade portuária ao Norte de João Pessoa, na Paraíba, e os sujeitos são alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental II. Após a leitura visual das obras: Café (1935), Puxada de rede (1959), Os retirantes (1944), Favelas (1957), Grupo de Meninas Brincando (1940), Criança Morta (1944), Mulher Chorando (1947), Mulata de Vestido Branco (1936), As moças de Arcozelo (1940) e Espantalho (1959), foram selecionadas algumas para a realização de exercícios cênicos de recriação e abriu-se uma discussão sobre as diferenças entre encenação e performance (Cohen, 2013; Pavis, 2017) no espaço escolar. A referida proposta pedagógica mostrou-se eficiente pois, ao final do processo, os alunos têm demonstrado capacidade de expressar uma nova compreensão daquilo que foi estudado.
Presidente - 1648124 - JOSE AMANCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA
Interno - 3153901 - MARCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ