PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: ELISÂNGELA CABRAL MOÇO

DISCENTE: ELISÂNGELA CABRAL MOÇO
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Vídeo conferência por plataforma a ser definida pela aluna uma hora antes da defesa
TÍTULO: O Teatro do Oprimido e a Violência de Gênero: uma proposta pedagógica para a Escola Cidadã Integral
PALAVRAS-CHAVES: VIOLÊNCIA DE GÊNERO. ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL. TEATRO DO OPRIMIDO.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: A violência de gênero tem se mostrado cada vez mais presente em nosso cotidiano, refletindo nas relações estabelecidas no ambiente escolar e se tornam mais intensas na convivência de oito horas diárias proporcionadas pelo modelo das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs). O tema ainda se mostra delicado para a discussão, por isso, se faz necessário desenvolver mecanismos que possam auxiliar nesse processo, construindo espaços de debate que envolvam todos os lados da questão, tanto oprimidos quanto opressores, em um processo de diálogo e ressignificação do cotidiano feminino e dos tipos de violência sofridas. Esta dissertação tem como objetivo principal discutir a utilização dos métodos e técnicas do Teatro do Oprimido, como metodologia pedagógica, para proporcionar o combate à violência de gênero nas ECIs, propondo um projeto artístico de criação de uma encenação dos discentes como forma de intervenção escolar. A metodologia de pesquisa aplicada é qualitativa e bibliográfica em que faço uma reflexão sobre minhas experiências artísticas e docentes, tendo como aporte principal as ideias educacionais de Paulo Freire e as teorias teatrais de Augusto Boal.
Interno - 1648124 - JOSE AMANCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA
Externo à Instituição - PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO