PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: SIMONE DE FÁTIMA ALVES MENDES

DISCENTE: SIMONE DE FÁTIMA ALVES MENDES
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Vídeo conferência por plataforma a ser divulgada uma hora antes da defesa
TÍTULO: CONHECIMENTO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma proposta pedagógica a partir da arte circense e de brincadeiras infantis
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes; Circo; Brincadeiras Infantis; Educação Infantil; Corpo e Educação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: O presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta pedagógica a partir da arte circense, de jogos e brincadeiras infantis na Educação Infantil. O lócus da pesquisa é o Centro de Referência de Educação Infantil Maria Ruth de Souza, na periferia de João Pessoa - PB. e os sujeitos são as crianças da turma do Pré-Escolar II e as professoras da unidade. A inquietação sobre uma realidade que supervaloriza os conhecimentos cognitivos à revelia do saber corporal provoca questões que impulsionam a presente pesquisa, como: o que nos impede de dialogar e incluir os saberes corporais na escola? É possível aprender o circo por meio das culturas infantis? O estudo se constituiu como uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico e como intervenção pedagógica. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se nos campos dos estudos da Sociologia da Infância, das Artes Cênicas e da Educação Infantil. Foi realizado, primeiramente, um mapeamento das interações corporais geradoras de movimentos e tensões dentro das ações pedagógicas do CREI e, em seguida, o desenvolvimento de uma investigação pedagógica em ação a partir de processos de construção de conhecimento corporal afetivo envolvendo o circo. O trabalho coletivo entre pesquisadora-professora, professoras e crianças gerou um processo pedagógico vivo, criativo, afetivo, valorizando os diversos sujeitos e seus saberes, a arte circense e as culturas corporais infantis populares. Esse trabalho resultou em uma proposta pedagógica chamada “Trocadilho” e na implantação da linguagem do circo no currículo do CREI pesquisado, bem como em um material pedagógico nomeado “Inventário de brincadeiras e a bolsa brincante” e em um grupo de estudos do corpo com as professoras participantes, além de provocar a reflexão sobre a relação entre religiosidade e estética na escola e a importância de se trabalhar com e a partir da pluralidade cultural.
Presidente - 2009428 - CAROLINA DIAS LARANJEIRA
Externo à Instituição - FABIO DAL GALLO