PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSANDRA ELIANE FIGUEIRÊDO DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSANDRA ELIANE FIGUEIRÊDO DIAS
DATA: 20/06/2022
HORA: 08:30
LOCAL: CCTA - Sala 3
TÍTULO: COMO SERIA SE ASSIM NÃO FOSSE? O TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA: perspectiva de uma proposta pedagógica transformadora
PALAVRAS-CHAVES: Arte-educação; teatro do oprimido; jogos teatrais; educação transformadora.
PÁGINAS: 42
RESUMO: Esta pesquisa busca investigar e experienciar práticas com jogos teatrais em sala de aula, que possam viabilizar potenciais pedagógicos emancipatórios para o ensino do teatro na escola, buscando o fortalecimento de sujeitos críticos, criativos e autores de sua própria história. Neste sentido, escolhemos utilizar a Metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, por meio da técnica do Teatro Fórum, junto aos educandos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Violeta Formiga, como instrumento teórico-metodológico de ensino de teatro com o objetivo de estimular o diálogo, reflexão e autorreconhecimento dos educandos(as), despertando nos(as) mesmos(as) consciência crítica do seu papel de protagonista e sujeito de transformações, e como objetivos específicos buscaremos: investigar e avaliar as contribuições e desafios dessa metodologia e seus exercícios práticos no ambiente escolar; estimular uma visão crítica e atitude cidadã, frente as questões do cotidiano, por meio da técnica do Teatro Fórum; refletir e buscar alternativas para conflitos interpessoais e sociais; propiciar no ensino-aprendizagem, meio que inclua a cidadania como prática pedagógica. Abordaremos o Teatro do Oprimido articulado às perspectivas freirianas, que traz elementos para a construção de uma prática de natureza crítico-emancipatória. A metodologia empregada apoia-se na pesquisa participante, com uma abordagem de natureza qualitativa, e procedimento investigativo e análise de dados baseados no Teatro do Oprimido, por meio de técnicas do Teatro Fórum quando realizaremos oficinas com jogos e exercícios teatrais, questionários (no início da pesquisa e ao seu final), rodas de diálogos, realização de vídeos e registro em fotos, desenvolvendo a observação participante, registros em diário de campo e realização de espetáculo-jogo, num processo dialógico e de avaliação constante, buscando investigar as contribuições e desafios dessa abordagem metodológica aos educandos(as), no ambiente escolar, procuraremos compreender os aspectos que norteiam a minha investigação, respondendo a inquietação: quais as singularidades e questionamentos revelados a partir das práticas do Teatro do Oprimido em uma intervenção educativa no ambiente escolar? O estudo oportunizou uma observação do comportamento do grupo pesquisado na realização dos jogos e exercícios teatrais; participação dos educandos(as) nas discussões realizadas em rodas de diálogos; por meio das impressões colocadas em questionários; nas expressões corporais, e na produção dos questionamentos colocadas no espetáculo-jogo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Interno - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS