PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA DA SILVA SANTOS
DATA: 27/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: AQUI DANÇANDO, ALI CANTANDO, ACOLÁ BATUCANDO, E ALÉM MAR VOU CONTANDO: A Oralitura na Narração de História Afro-Alagoana
PALAVRAS-CHAVES: Oralitura; Performance; Educação Básica; Decolonialidade.
PÁGINAS: 27
RESUMO: O presente estudo busca elaborar considerações sobre atividades pedagógicas, que relacionam a tradição afro-alagoana Mané do Rosário ao processo de narração de histórias no contexto escolar. A Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, localizada na cidade de Maceió/Alagoas, é o campo de abrangência da pesquisa, cujo interesse concentra-se no grupo constituído por educandos/as do quinto ano. Para efeito da discussão teórica, tomamos como base pressupostos da performance negra cunhados pela autora Leda Maria Martins sobre o termo afrografia, o qual situa o corpo e o gesto como lugar de memória, e a noção de oralitura, que opera com a ideia de oralidade como possibilidade de performance; bem como a filosofia do congolês Bunseki Fu-Kiau sobre as performances africanas (cantar, dançar, e batucar). Temos desenvolvido uma pesquisa de caráter qualitativo respaldada tanto em princípios da observação participante, quanto em fundamentos das abordagens etnográficas e performativas. Temos experienciado em sala de aula oficinas para elaboração de instrumentos percussivos que remetem à cultura afrodiaspórica, inserindo vivências com batuqueiros do Maracatu Baque Alagoano; oficinas para confecção de bonecas abayomi; e aproximado os educandos/as dos saberes orais de Mestra Traíra suscitando a construção de novas narrativas, evisando a produção de histórias identitárias dos educandos e educandas. Ao aproximarmos os educandos/as dos conhecimentos ancestrais que atravessam esta tradição, propusemos vincular ao contexto da Educação Básica, práticas e saberes culturais decoloniais, e ações de enfrentamento ao racismo, estabelecemos interfaces com as ações afirmativas vinculadas a Lei nº 10.639/2003 da LDBEN 9.394/1996 que trata do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na escola.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2009428 - CAROLINA DIAS LARANJEIRA
Externo à Instituição - STENIO JOSE PAULINO SOARES
Presidente - 1791998 - VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA