PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍLIAN KELEN SOUSA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍLIAN KELEN SOUSA PINTO
DATA: 30/06/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O ESPETÁCULO SERTÃO MULHER: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES CÊNICAS NA ESCOLA PÚBLICA VERSUS BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de arte; Dança; BNCC; Processo criativo.
RESUMO: Este trabalho trata de uma investigação acerca dos paradigmas da arte e da dança na escola, que está em andamento no corrente ano, na Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe, no bairro de Beberibe, zona norte do Recife – PE, tendo como base o trabalho desenvolvido pelo grupo de dança Fulôres de Palco, formado por estudantes da referida unidade escolar. As ideias ainda estão em fase de andamento mas serão colhidas a partir das aulas de dança ministradas dentro das disciplinas denominadas Eletivas, que fazem parte da mudança proposta para o Novo Ensino Médio e que encontram respaldo na BNCC e na Instrução Normativa n.º 003/2021, que esclarece sobre a inserção desta e de outras disciplinas nas escolas da rede pública estadual de ensino do Estado de Pernambuco. Teremos como referencial teórico Cecília Salles, esclarecendo os caminhos do processo criativo, além das contribuições fundamentais da pesquisadora Márcia Strazzacappa no tocante aos conceitos da dança na educação e, não obstante a Isabel Marques para tratar da importância da dança e da arte no processo de formação do ser humano dentro da escola. Ana Mae Barbosa surge como base para a fundamentação da arte educação. Essas reflexões se desenvolvem ao longo da criação junto aos estudantes do espetáculo de dança “SERtão MULHER”, diante do contexto das novas configurações para o Novo Ensino Médio (Lei n.º 13.415/217) e a BNCC, investigado os desafios e possibilidades que uma montagem artística suscitaria no tocante a prática do professor de Arte, sistematizando novas formas de intervenção curricular.
Presidente - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS
Interno - 3153901 - MARCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ