PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINALVA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINALVA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 20/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Diálogos e corporeidade circenses existentes entre uma professora artista e seus educandos nas aulas de Arte no ensino fundamental da Escola Aruanda no município de João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Circo na Escola; Professora Palhaça; Ensino de Arte.
RESUMO: A partir da seguinte questão: o circo na escola pode ser um mecanismo de diálogo pedagógico na perspectiva de fortalecimento da aprendizagem em Artes Cênicas e uma nova possibilidade de atrair o educando para o fazer artístico através de uma prática com a cultura circense? - o presente estudo analisa a inclusão de atividades circenses na disciplina de Arte no Ensino Fundamental por meio da ação de uma professora palhaça. As práticas circenses neste projeto não serão limitadas ao âmbito da diversão, mas abordadas como um conhecimento ou reconhecimento corporal diante das propostas apresentadas por meio de problematizações que estimulam a capacidade criativa dos educandos, dialogadas, exploradas durante as aulas práticas e rodas de conversas, contribuindo para a formação de um educando crítico, capaz de agir e interagir em seu meio social. São igualmente analisados o brincar, a consciência corporal e a ludicidade existentes na linguagem circense para um melhor desenvolvimento e participação do coletivo em sala de aula, com ênfase nas regras de convivência e riscos mínimos que possam existir no jogo apresentado e praticado. O objetivo deste trabalho não é esgotar as diversas formas de aprender, mas evidenciar e aprofundar a pesquisa acerca da prática pedagógica do circo no âmbito escolar, sinalizando como mais um caminho disponível a ser percorrido.
Externo à Instituição - ADILSON DONISETI LEDUBINO
Interno - 1648124 - JOSE AMANCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA