PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEUDES LAENIO DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEUDES LAENIO DE SOUSA SILVA
DATA: 21/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ORQUESTRA DE VIOLÕES DE CORRENTE-PI: um estudo de caso sobre o ensino coletivo no ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de música na escola; Ensino coletivo de violão; Orquestra de violões.
RESUMO: Este trabalho é uma dissertação de mestrado em andamento, que tem como objetivo compreender e analisar as implicações do ensino coletivo de violão no processo de aprendizagem em uma Orquestra Escolar. O campo empírico da pesquisa é uma Orquestra de Violões, com o olhar estendido às aulas de violão coletivo, desenvolvida no Instituto Federal do Piauí, mais especificamente no Campus Corrente. Sobre a abordagem metodológica, a pesquisa qualitativa norteará as experiências pedagógicas e a operacionalização da pesquisa no decorrer do trabalho com a Orquestra, dando ênfase aos aspectos subjetivos relacionados ao comportamento humano e aos fenômenos sociais através do Estudo de Caso. Os dados da pesquisa serão coletados através de observações e realização de um plano de trabalho, registrados em nota de campo, etapas que estão em andamento, registros em fotografias e entrevistas semi-estruturadas, que serão realizadas ao final do plano de trabalho. A fundamentação e/ou referencial teórico da pesquisa será apresentado sob duas perspectivas, a primeira que possibilitará a compreensão da metodologia que conduzirá a realização das atividades com a orquestra, com base em autores que levam ao entendimento das bases pedagógicas que alicerçam o ensino coletivo de violão, e para compreender os dados e o desenvolvimento musical a partir das etapas trabalhadas, tomarei como base a teoria espiral de Keith Swanwick (1979). A pesquisa encontra-se em fase inicial de coleta de dados, portanto, ainda não apresenta resultados de análises.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Presidente - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS