PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIENE NUNES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIENE NUNES DE ALMEIDA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ENSINO DA MÚSICA COMO PERFORMANCE CORPORAL: VIVÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Movimento Corporal, Educação Musical, Cantigas de Roda
RESUMO: A proposta desta pesquisa foi realizar um processo criativo musical com os educandos e educandas do 1º ano da Escola Municipal Hidelbrando Silva – Cabedelo - PB. Tínhamos como objetivo relacionar a prática e o aprendizado do ensino da música a vivência corporal. Desta forma, a pesquisa em questão trabalhou os conteúdos de música inspirados nos métodos de Dalcroze, fazendo uma reavaliação, considerando a contemporaneidade e a realidade sociopolítico-cultural do grupo a ser pesquisado. Utilizamos as músicas de cantigas de roda para as dinâmicas das aulas/oficinas e levantamos uma discussão sobre a sua origem, o papel que ela vem desempenhando, e a função que hoje a ela é atribuída, e as possibilidades didáticas. Nesse sentido, foram realizadas 10 aulas/oficinas de forma presencial com duração de 45 minutos, com a única turma do 1º ano do ensino fundamental, com todos os 14 alunos matriculados neste ano/série com idades entre 5 e 7 anos. Para cada aula, utilizamos uma cantiga musical diferente, seguida de uma proposta, objetivo e habilidades diferentes a serem trabalhados. As atividades foram realizadas de forma coletiva, para despertar a sensação de pertencimento da turma, bem como garantir a interação de todos, sempre utilizando as músicas do cancioneiro infantil e enfatizando a música e o corpo em movimento, utilizando-se do lúdico e da criação.
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Interno - 2560200 - JOSELIA RAMALHO VIEIRA