PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO CARMO BARROS ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO CARMO BARROS ARAÚJO
DATA: 04/08/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO, ARTE E GÊNERO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA LEITURA DE OBRAS DE ARTE
PALAVRAS-CHAVES: Arte-Educação, Leitura de Obras de Arte, Gênero, Feminismo, Desigualdade de gênero
RESUMO: Essa pesquisa consiste em analisar discursos de gênero a partir da criação de trabalhos de desenhos, pinturas e releituras de obras de arte, desenvolvidos nas aulas de artes visuais com alunas e alunos dos 8º e 9º anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Hugo Moura, situada no bairro do Padre Zé na cidade de João Pessoa/PB. Parte-se da leitura das obras de artistas mulheres brasileiras, feministas, que fazem da sua arte um meio para abordar questões de gênero, preconceitos e violências contra a mulher de forma crítica, na busca por igualdade, respeito e justiça. Essa discussão é trazida para a sala de aula por meio da Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa, a qual direciona para a leitura de obras de artes a partir da triangulação: conhecer, contextualizar e criar. Promove-se a reflexão das(os) discentes sobre as questões de gênero, em especial, as desigualdades de gênero e as definições de papeis de gênero que geram preconceitos e violência, com o desenvolvimento de trabalhos de artes visuais. Relata-se as aulas e as atividades realizadas, tanto para refletir sobre a prática docente quanto perceber o processo como intervenção pedagógica. Como culminância, promoveu-se a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes em sala de aula, em plataforma de mídia de rede social (Instagram). Indiretamente, considera-se os discursos de gênero sobre os trabalhos expostos, por meio de questionários aplicados com o corpo docente e entrevistas com as alunas e os alunos realizadores, como procedimento para averiguação do potencial reflexivo sobre o tema abordado. A pesquisa participante, com abordagem de natureza qualitativa, propõe oportunizar e contribuir com a formação de sujeitos reflexivos e conscientes do seu papel no mundo, sujeitos que pensam, agem e transformam o mundo onde estão inseridos, assim como (re)afirma o papel da escola no enfrentamento da questão.
Presidente - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Externo à Instituição - JERONIMO VIEIRA DE LIMA