PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERVETTON CARLOS ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERVETTON CARLOS ARAUJO
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: CONCERTO DIDÁTICO NA ESCOLA: uma experiência de aprendizagem musical a partir da prática coral
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de música na escola; Canto coral; Concerto didático.
RESUMO: Esse trabalho de pesquisa em andamento, tem como objetivo compreender e analisar como os alunos que atuam no coral aprendem música a partir do concerto didático, elucidando aspectos pedagógico-musicais que permeiam a prática coral e o concerto didático no que diz respeito à aprendizagem dos alunos que participam do coral da escola como atividade musical extraclasse. A Escola Cidadã Integral Técnica Deputado Genival Matias, localizada na cidade de Juazeirinho-PB, é o campo abrangido por esse trabalho, tendo como objeto da pesquisa o Coral Vozes da ECIT. Dessa forma, através da aplicação de atividades musicais pertinentes ao canto coral, aliado ao concerto didático, buscarei, por meio de observações, entrevistas, registros audiovisuais, anotações e diálogo direto com os alunos participantes da pesquisa, explanar como ocorre a aprendizagem musical dos alunos durante a prática coral, associado ao concerto didático. Neste sentido, a pesquisa seguirá pelo percurso da metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso. À vista disso, olhando para o caminho metodológico qualitativo, a pesquisa qualitativa subsidiará o trabalho da proposta em relação a investigação, exploração e análise pedagógico-musical, elucidando a questão da pesquisa, dispondo assim de instrumentos para a coleta de dados, cujo quais serão as observações, diálogos, notas de diário de campo realizados a cada encontro planejado, registros fotográficos, vídeos, emprego do plano de trabalho da pesquisa e entrevistas que serão realizadas com os alunos participantes do coral, no intuito de aferir as percepções sobre a aprendizagem musical dos integrantes do coral da escola. A pesquisa encontra-se em fase inicial de coleta de dados, portanto, ainda não apresente resultados de análises.
Presidente - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 2560200 - JOSELIA RAMALHO VIEIRA