PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: KASSANDRA FERREIRA MACÊDO BRANDÃO

DISCENTE: KASSANDRA FERREIRA MACÊDO BRANDÃO
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Prédio Administrativo do DAC
TÍTULO: UMA CRIANÇA, UM CELULAR NA MÃO E MIL IDEIAS NA CABEÇA. O audiovisual como recurso para o ensino/aprendizagem nas aulas de Artes Cênicas.
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Audiovisual; Cinema; Celular; Escola.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo analisar e problematizar o uso do aparelho celular como recurso audiovisual em sala de aula, enquanto ferramenta metodológica no ensino e aprendizagem nas aulas de Artes Cênicas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moema Tinoco Cunha Lima, localizada na cidade de João Pessoa, Bairro Funcionários II, é o campo de abrangência da pesquisa, cujo interesse concentra-se na turma do quinto ano B. Nessa pesquisa, a tecnologia é usada como disparadora para que as crianças sejam criadoras/produtoras de arte, fazendoas protagonistas das suas atividades. O objetivo é que os estudantes criem os roteiros e filmagens a partir do seu cotidiano, usando o celular como instrumento tecnológico. Assim, esta pesquisa se destina a analisar a inserção e o papel de elementos do audiovisual no processo de ensino/aprendizagem de forma ativa, participativa e propiciar, aos sujeitos envolvidos, a construção individual e coletiva de significado na experiência educacional artística. A metodologia se dá como investigação qualitativa, na modalidade etnográfica com abordagem de pesquisa participante, cujos principais instrumentos de análise serão a observação participativa, a tomada de nota em diário de campo, fotografias, vídeos e relatórios realizados pelos alunos, discussões avaliativas em grupo como rodas de conversa, criação de roteiros, desenvolvimento na leitura e escrita, produção e edição de vídeos.
Presidente - 1648124 - JOSE AMANCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA
Interno - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE