PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: CASSANDRA ELIANE FIGUEIRÊDO DIAS

DISCENTE: CASSANDRA ELIANE FIGUEIRÊDO DIAS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala do DAC
TÍTULO: COMO SERIA SE ASSIM NÃO FOSSE? O TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA: perspectiva de uma proposta pedagógica transformadora.
PALAVRAS-CHAVES: arte-educação; teatro do oprimido; jogos teatrais; educação transformadora.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa buscou e experienciou práticas com jogos teatrais em sala de aula, que possam viabilizar potenciais pedagógicos emancipatórios para o ensino do teatro na escola, buscando o fortalecimento de sujeitos críticos, criativos e autores de sua própria história. Neste sentido, escolhemos utilizar a Metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, por meio da técnica do Teatro Fórum, junto aos educandos e educandas do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Violeta Formiga, da Prefeitura de João Pessoa-PB, como instrumento teórico-metodológico de ensino de teatro com o objetivo de estimular o diálogo, reflexão e autorreconhecimento dos educandos(as), despertando nos(as) mesmos(as) consciência crítica do seu papel de protagonista e sujeito de transformações, e como objetivos específicos buscamos: investigar e avaliar as contribuições e desafios dessa metodologia e seus exercícios práticos no ambiente escolar; estimular uma visão crítica e atitude cidadã, frente as questões do cotidiano, por meio da técnica do Teatro Fórum; refletir e buscar alternativas para conflitos interpessoais e sociais; propiciar no ensino-aprendizagem, meio que inclua a cidadania como prática pedagógica. Abordamos o Teatro do Oprimido articulado às perspectivas freirianas, que traz elementos para a construção de uma prática de natureza crítico-emancipatória. A metodologia empregada tem como fundamentos a pesquisa participante, com uma abordagem de natureza qualitativa, e procedimento investigativo e análise de dados baseados no Teatro do Oprimido, por meio de técnicas do Teatro Fórum realizamos oficinas com jogos e exercícios teatrais, questionários de tipo aberto (no início da pesquisa e ao seu final), rodas de diálogos, realização de vídeos e registro em fotos, desenvolvendo a observação participante, registros em diário de campo e realização de espetáculo-jogo, num processo dialógico e de avaliação constante, buscando investigar as contribuições e desafios dessa abordagem metodológica aos educandos(as), no ambiente escolar e procuramos compreender os aspectos que nortearam essa investigação, respondendo a inquietação: Quais as singularidades e questionamentos revelados a partir das práticas do Teatro do Oprimido em uma intervenção educativa no ambiente escolar? O estudo oportunizou uma observação participante do comportamento do grupo pesquisado na realização dos jogos e exercícios teatrais; participação dos educandos(as) nas discussões realizadas em rodas de diálogos; por meio das impressões colocadas em questionários de tipo aberto; nas expressões corporais, e na produção dos questionamentos coletivos colocados no espetáculo-jogo.
Externo ao Programa - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Presidente - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Interno - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS