PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: BRUNO ALVES DA SILVA

DISCENTE: BRUNO ALVES DA SILVA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Narrativas da Infância: uma jornada com Laboratório de Experimentação de Dramaturgia Teatral na Escola Municipal Padre Alípio na cidade de Porto de Pedras – Alagoas
PALAVRAS-CHAVES: Dramaturgias. Infância. Arte-Educação. Teatro na Escola. Autobiografias.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O teatro contemporâneo apresenta inúmeras possibilidades de construção de dramaturgias. Neste contexto a pesquisa foi realizada no Laboratório de Experimentação de Dramaturgia Teatral, um espaço desenvolvido dentro da sala de aula com 24 estudantes do 5ª ano, na faixa etária dos 10 e 11 anos, que buscou investigar e construir materiais textuais que sirvam para o teatro, tendo como ponto de partida suas autobiografias e referências estéticas. Diante disso, o presente trabalho trouxe um relato de experiência que teve como objetivo geral a construção de um texto teatral colaborativo pela perspectiva das crianças e como objetivos específicos o fortalecimento do pertencimento, do protagonismo, da apropriação da leitura, da escrita e de suas narrativas. É uma pesquisa qualitativa que teve como foco a observação direta com o registro de anotações, fotografias e vídeos, além da descrição das etapas e análise dos materiais construídos. Por fim, observou-se que diante da pluralidade de pensamentos e riqueza imaginativa que cerca o universo infantil, não apenas um texto foi construído, mas diversas narrativas curtas feitas de forma individual e em grupos que dialogam com a realidade e fantasia, que na visão atual, são materiais que servem para a experiência de criação em teatro.
Externo ao Programa - 1778386 - MARCIA CHIAMULERA
Interno - 3153901 - MARCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ