PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: MARIA DO CARMO BARROS ARAÚJO

DISCENTE: MARIA DO CARMO BARROS ARAÚJO
DATA: 28/02/2023
TÍTULO: LEITURA DE IMAGENS E OBRAS DE ARTES VISUAIS: EDUCAÇÃO E GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Leitura de Imagens e Obras de Artes Visuais, Gênero, Feminismo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Essa pesquisa consiste em discutir sobre o processo e a aplicação de uma intervenção político-pedagógica na escola-campo, para promover a reflexão no trato com questões de gênero, a partir do trabalho desenvolvido nas aulas de Artes Visuais, com alunas e alunos dos 8º e 9º anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Hugo Moura, situada no bairro do Padre Zé na cidade de João Pessoa/PB. Parte-se da leitura das obras de artistas mulheres brasileiras, feministas, que fazem da sua arte um meio para abordar questões de gênero. Essa discussão é trazida para a sala de aula por meio da Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa (1998), a qual direciona para a leitura de obras de arte visuais a partir da triangulação: conhecer, contextualizar e criar. Promove-se a reflexão das(os) discentes nas aulas de Artes sobre as questões de gênero, em especial, as desigualdades de gênero e as definições de papéis de gênero que geram preconceitos e violência, considerando, para além da triangulação, a exposição dos trabalhos produzidos pelos discentes em sala de aula em plataforma de mídia de rede social (Instagram), como culminância da metodologia de ensino. Contextualiza-se as discussões de gênero no Brasil, na educação e nas Artes Visuais. Relata-se as aulas e o processo dos trabalhos de criação artística, tanto para se refletir sobre a prática docente quanto para perceber o processo como intervenção político-pedagógica. Indiretamente, considera-se os discursos de gênero sobre os trabalhos expostos. Reflete-se sobre a expressividade dos trabalhos no trato das questões de gênero. Considera-se o ensino da arte como ferramenta educativa e meio para o trato das questões de gênero. A pesquisa participante, com abordagem de natureza qualitativa, propõe oportunizar e contribuir com a formação de sujeitos reflexivos e conscientes do seu papel no mundo: sujeitos que pensam, agem e transformam o mundo onde estão inseridos, assim como (re) afirma o papel da escola no enfrentamento das questões abordadas.
Presidente - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Externo à Instituição - JERONIMO VIEIRA DE LIMA