PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA DA CONCEIÇÃO RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTINA DA CONCEIÇÃO RESENDE
DATA: 17/04/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DEMARCANDO A SALA DE AULA: práticas educativas e de criação a partir dos fazeres artísticos do povo indígena Tabajara da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Indígenas; Tabajara; Toré; Grafismos; Decolonialidade.
RESUMO: As culturas indígenas são um imenso campo de possibilidades de criação artística. Desenvolver essa temática a partir de uma perspectiva decolonial e antirracista, se faz necessário para que preconceitos e paradigmas sejam descontinuados. Nesse contexto, essa pesquisa foi desenvolvida com estudantes indígenas e não indígenas com a faixa etária entre 11 e 13 anos de idade do 6º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental e EJA Professora Noêmia Alves de Souza, localizada no município de Conde-Paraíba. Este trabalho se trata de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa que utiliza como instrumentos: questionários, rodas de conversas, análises por meio de discursos, entrevistas, diário de campo, atividades registradas através de fotografia e vídeo, usados como instrumentos de coleta e geração de dados durante as aulas com o grupo focal participante da pesquisa. A metodologia dividida em três etapas: Quem somos nós; Corpo e ancestralidade e Trabalho Cênico foram desenvolvidos a partir de vivências teorias e práticas. Com isso, a partir de uma perspectiva decolonial e antirracista, pretende-se neste projeto aproximar os(as) estudantes da cultura indígena Tabajara, trabalhando principalmente o Toré, as pinturas e grafismos a partir do contato com essas manifestações artísticas.
Externo à Instituição - JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Interno - 3153901 - MARCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ