PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: ISMALIA SALES FISCHER

DISCENTE: ISMALIA SALES FISCHER
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Sala 222 (CCTA)
TÍTULO: ARTES CÊNICAS E A APRENDIZAGEM BILÍNGUE: uma proposta para educandos dos sextos anos do Ensino Fundamental II
PALAVRAS-CHAVES: Artes Cênicas, Educação Bilíngue, Jogos Cênicos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa abre espaços dialógicos entre os campos das artes cênicas e da aprendizagem da língua inglesa. A mesma foi desenvolvida na escola municipal de ensino bilíngue e integral D. José Maria Pires, localizada no bairro dos Novais em João Pessoa, Paraíba. O objeto de estudo foram duas turmas de sextos anos do fundamental II. Teve como objetivo principal produzir, aplicar e divulgar o ensino das artes cênicas em consonância com a aprendizagem de uma segunda língua. E isto se deu através do estudo de temáticas cênicas e também da valorização dos artistas populares e ícones de artistas cênicos. A sequência das ações ou adaptação do material didático, visa elucidar o estudante a dominar uma segunda língua de forma gradual relacionando o conhecimento aprendido com os conteúdos da disciplina. Assim, a presente tese, contribui para a construção de uma escola pública bilíngue, ressignificando o uso da Arte não como um meio para a aprendizagem de uma língua, mas desenvolvendo o senso de valorização da própria Arte e cultura brasileira.
Interno - 2534350 - ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE