PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE LIMA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE LIMA DOS SANTOS
DATA: 12/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala do Profartes
TÍTULO: PERTENCIMENTO AFRO-INDÍGENA NAS AULAS DE ARTES: em busca de uma ancestralidade de encruzilhada em Mamanguape/PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: jogos teatrais; pertencimento; identidade cultural; ancestralidade; diálogos de saberes.
PÁGINAS: 71
RESUMO: Sabendo da luta frente a descolonização brasileira de estereotipar o corpo como pardo, falar de etnia ainda é um caminho para revisitar esse pertencimento do trabalhador colono mamanguapense, indígena e negro que encruzilhou nesse processo econômico na história do município de Mamanguape/PB. Nesta pesquisa buscamos experienciar e fortalecer a cultura local por meio de jogos teatrais que utilizem os saberes ancestrais dos educandos(as), e que resultem em um reconhecimento de quem somos, docente e educandos(as), realizando experiências cênicas, nesse local tão particular e tão coletivo, que é o de se reconhecer indígena ou negro, buscando o fortalecimento de sujeitos pesquisadores críticos . Diante dessas questões e dos responsáveis (pais, mães ou avós) desses educandos (as) ainda trabalharem para a usina açucareira local, nos instigou pesquisar e refletir sobre a relação desses educandos(as) nesse processo de ensino das Artes Cênicas. Construímos diálogos de saberes culturais com eles e elas sobre suas identidades culturais, diante de tal presença e história, que ainda hoje continua nessa classe trabalhadora miscigenada, tendo sido essas práticas com os jogos teatrais nosso fio condutor nesse estudo. Nosso Problema de Pesquisa buscou compreender ‘Até que ponto os educandos do 6º ano reconhecem seu pertencimento de encruzilhada a partir de jogos teatrais e vivências de corpo Afro e corpo Indígena por meio das danças circulares Coco de Roda e Ciranda, ancestrais em Mamanguape?’ Nessa perspectiva de investigação buscamos compreender nossa Hipótese de Pesquisa que foi indagar ‘Existe reconhecimento do pertencimento afro-indígena entre os educandos(as) do 6º ano da Escola Ana Cavalcante? Empregamos a Metodologia da Pesquisa Participante cuja Abordagem foi a Qualitativa e investigamos, com a utilização dos jogos teatrais, vivências orais e de performances cênicas, o encruzilhamento das duas etnias originárias, não só no Brasil, como no território mamanguapense, numa perspectiva de fortalecer esse saber de pertencimento e referenciar sobre seus povos originários e, a partir daí, produzir jogos teatrais por meio de leituras de referências locais e diálogos com esses educandos(as) relacionando-as com a história deles e, ao final das oficinas teatrais realizadas, foi encenada uma construção cênica coletiva, a partir de todo o processo elaborado por eles e elas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Interno - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS
Externo ao Programa - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO