PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SEVERINA CHARLITA BICHARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEVERINA CHARLITA BICHARA
DATA: 19/06/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: TEATRO DE OBJETOS: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
PALAVRAS-CHAVES: Teatro de objetos. Educação de Jovens e Adultos. Prática docente.
RESUMO: As práticas teatrais na escola contribuem para a valorização das individualidades, o fortalecimento da autoestima do alunado, além de desenvolver a criatividade e diferentes formas de se expressar e se comunicar no contexto social. Desse modo, as atividades teatrais no ensino básico são fundamentais para que os estudantes passem por experiências diversas, em suas diferentes nuances. Uma dessas nuances é a experiência com a linguagem artística do Teatro de Objetos, cujo referencial artístico trabalha com ressignificações, releituras e muita criatividade. A fim de tratar desse referencial artístico-pedagógico, tem-se como objetivo apresentar a proposta de utilização do Teatro de Objetos com o alunado da Educação de Jovens e Adultos – EJA – pesquisa em desenvolvimento junto ao mestrado profissional do PROFARTES, da UFPB. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa, de cunho interventivo, caracterizada como pesquisa-ação, com respaldo na Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa (2004). Como procedimentos investigativos foram realizadas oficinas com jogos e exercícios teatrais, ressignificação de objetos em sala de aula, rodas de diálogos, elaboração de vídeos e registros em fotos, realização de espetáculo-jogo, num processo dialógico e de avaliação constante. Espera-se, assim, auxiliar na formação de sujeitos criativos e autônomos, que possam refletir sobre a própria história e as problemáticas sociais, por meio de Teatro de objetos na escola.
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Externo à Instituição - JERONIMO VIEIRA DE LIMA