PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: SORAYA DE SOUZA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA DE SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 10/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: PARA ALÉM DOS CONTOS DE FADAS: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA.
PALAVRAS-CHAVES: Arte-educação; Teatro com Criança; Teatro do Oprimido; Identidade Cultural; Contos de Fadas.
PÁGINAS: 194
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa, tem como objetivo compreender como o Teatro do Oprimido se configura em uma perspectiva metodológica no processo reflexivo da criança quanto a sua identidade cultural enquanto leitora dos contos de fadas, bem como na sua identificação ou estranhamento aos personagens desse gênero literário. Investiga, portanto, se o Teatro do Oprimido instiga a reflexão da criança na leitura crítica dos contos de fadas, focando no estranhamento de características de personagens e situações impressas nesta narrativa infantil, carregada de valores e crenças da cultura europeia. Tem como campo de investigação a Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca, e quanto aos sujeitos da pesquisa trata-se de 25 crianças entre 08 e 12 anos de idade, integrantes do grupo de teatro da escola, formado desde o ano de 2019, cursando os 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa aborda o Teatro do Oprimido sob a perspectiva histórico-crítica, orientando-se a luz teórica e metodológica de Augusto Boal e Paulo Freire. De natureza qualitativa, amparada pela observação participante e pelos exercícios, jogos e técnicas do teatro do oprimido, adota como instrumentos de pesquisa o diário de campo da pesquisadora e das/dos estudantes, auxiliados pelas rodas de conversas, pelos textos criados pelos infantes, áudios e vídeos das ações dinâmicas do processo, buscando compreender como o Teatro do Oprimido, enquanto perspectiva metodológica, contribui para a construção da identidade cultural das crianças se opondo a leitura colonial dos contos de fadas. As crianças foram provocadas a perceberem e a elencarem as temáticas que as oprimem a partir da reflexão crítica dos personagens e situações opressoras. Concluiu-se que o Teatro do Oprimido contribui para a construção e/ou fortalecimento das identidades culturais da criança, tendo em vista a leitura crítica dos contos de fadas expressa na corporeidade poética e estética observadas nas criações dramatúrgicas dessas crianças.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Presidente - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS
Externo à Instituição - PAULA ALICE BATISTA BORGES