BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
DISCENTE: Lívia Ramos Cruz Maia
Local: Ambiente Virtual
Páginas: 52
Data: 09/05/2024
Hora: 14h
Grande Área: Artes
Área: Artes
Subárea: Artes
Dados do Trabalho
Título em Português: O Muralismo mexicano: identidade e experiência nas aulas de artes
Resumo em Português: Essa pesquisa procura entender como a pintura mural mexicana poder ser utilizada para discutir a questão da identidade de alunos brasileiros tendo como base a experiência do povo mexicano retratada no afresco História do México desde a conquista até 1930 que compõe a Epopeia do Povo Mexicano (1929-1935) do pintor Diego Rivera. Para isso é feito uma discussão sobre a questão da identidade a partir do pensamento do sociólogo Stuart Hall. Com o intuito de pensar a prática de análise de imagens temos uma reflexão sobre o pensamento da educadora Ana Mae Barbosa sobre a abordagem triangular. O estudo compreende uma breve narrativa dos murais ao longo da história para entender suas influências sobre os muralistas mexicanos. Foi realizada uma sequência didática com alunos do ensino básico na qual o muralismo de Diego Rivera ajuda na compreensão da importância em pensar os murais como forma de refletir a história de um país e pensar, de forma comparativa, como a experiencia histórica e artística dos mexicanos pode ajudar a na compreensão de nosso país. México e Brasil viveram um passado colonial de exploração no qual a mão-de-obra predominante era compulsória. A escravidão do africano e a exploração indígena foram utilizadas nas duas realidades para atender os interesses de acumulação dos europeus da Península Ibérica. A estratégia de releituras de partes do mural de Diego Rivera ajudou na análise da obra e permitiu trazer questões sobre a ideia de identidade latino-americana dos alunos brasileiros.
Palavras Chave em Português: muralismo, ensino de artes, pintura mural
Banca examinadora
Presidente: VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA
Membro interno: ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO
Membro externo: SICILIA CALADO FREITAS