PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Banca de DEFESA: ALENA SOUSA DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALENA SOUSA DE MELO
DATA: 05/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: Estratégias lúdicas como facilitadoras do processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Educação Alimentar e Nutricional. Lúdico. Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Educacao de Jovens e Adultos (EJA) configura-se como uma modalidade de ensino marcada pela evasao e os baixos indices de aprendizagem dos estudantes. Sendo a escola o territorio de onde devam partir inciativas com intencao de promover o protagonismo do estudante, o curriculo tem um papel fundamental na busca em alcancar este objetivo. Apesar dos desafios, a disciplina de Biologia deve ser capaz de relacionar ciencia, tecnologia, saude e demais temas necessarios ao acolhimento e a formacao integral dos estudantes. Com o objetivo de promover o conhecimento cientifico por meio de momentos ludicos como facilitadores da aprendizagem em Biologia, a Educacao Alimentar e Nutricional (EAN) na EJA foi escolhida como tema agregador de diversos conteudos para a producao de jogos, modelos didaticos, cruzadinhas, videos e atividades investigativas, na facilitacao da aprendizagem e no despertar do protagonismo e autonomia do estudante. A aprendizagem ativa e interligada com situacoes do cotidiano, podem configurar-se como meio eficaz de promover a saude e o bem-estar coletivo, requisitos importantes para a cidadania plena. O estudo esta sendo desenvolvido na EEEFM Prof. Jose Baptista de Mello, da rede publica estadual de ensino, localizada na cidade de Joao Pessoa – PB, nas turmas de Ciclo 5 EJA/noturno. Ate o atual momento, quatro estrategias pedagogicas foram produzidas, das quais duas ja foram executadas na escola campo deste estudo. A primeira atividade configurou-se na forma de Oficia Pedagogica cuja objetivo foi a orientacao para a seguranca alimentar dos estudantes e sustentabilidade no consumo, pela mediacao de um jogo de perguntas e respostas intitulado Nutriquiz. A segunda estrategia buscou por meio de um jogo intitulado Construindo uma Piramide Alimentar, constou de uma atividade de investigacao para a abordagem do conteudo de Biomoleculas inserindo-o no universo das piramides alimentares. Ao final deste estudo, os dados levantados serao analisados e discutidos muito embora, os resultados preliminares sinalizam que, enquanto proposta de motivacao as estrategias aplicadas ate o momento mostraram-se assertivas e alinhadas ao que se propoe este estudo. As atividades estao detalhadas neste estudo e ao final da execucao, todas as estrategias produzidas serao reunidas em uma cartilha que sera disponibilizada em repositorio online que possa servir de aporte para professores e estudantes nos processos de ensino e aprendizagem em Biologia. Os jogos e materiais confeccionados serao doados a escola e para assim poderem ser utilizados por todos da comunidade escolar.
Externo ao Programa - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Presidente - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI