PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALENA SOUSA DE MELO

DISCENTE: ALENA SOUSA DE MELO
DATA: 05/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: Estratégias lúdicas facilitadoras do ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Segurança alimentar. Lúdico. Ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Educacao de Jovens e Adultos (EJA) configura-se como uma modalidade de ensino marcada pela evasao e baixos indices de aprendizagem. Apesar dos inumeros desafios, a disciplina de Biologia na EJA deve ser capaz de relacionar ciencia, tecnologia, saude, ambiente e demais temas necessarios ao acolhimento e a formacao integral dos estudantes. Com o objetivo de promover o conhecimento cientifico por meio de momentos ludicos nas aulas de Biologia, a Educacao Alimentar e Nutricional (EAN) na EJA, foi escolhida como tema agregador de diversos conteudos para a producao de metodologias ativas, na facilitacao da aprendizagem e no despertar do protagonismo e autonomia do estudante. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Prof. Jose Baptista de Mello (EEEFM Prof. Jose Baptista de Mello), da rede publica estadual de ensino, localizada na cidade de Joao Pessoa – PB, nas turmas de Ciclo 5 EJA/noturno que contam com 96 estudantes matriculados, porem com uma media de 60 frequentes. Optou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando o metodo etnografico com enfoque na observacao participante. Para o desenvolvimento deste estudo foram aplicados questionarios pre-teste, os quais serviram de embasamento para a confeccao das estrategias produzidas. Apos a aplicacao das estrategias foram aplicados questionarios pos-teste, a fim de se levantar a relevancia das estrategias produzidas. Como resultado, foram produzidas cinco estrategias pedagogicas. A primeira configurou-se na forma de Oficina Pedagogica, na qual foram trabalhadas duas atividades intituladas Mitos X Verdade e Nutriquiz. A segunda consistiu em um jogo intitulado Construindo uma Piramide Alimentar, o qual constou de uma atividade de investigacao. A terceira constituiu-se em um jogo intitulado De olho no rotulo, cujo objetivo foi orientar a leitura consciente dos rotulos de alimentos. A quarta consistiu na aplicacao de uma sequencia didatica intitulada Diversidade de microrganismos que abordou temas relativos a seguranca alimentar e endoparasitoses e, a quinta estrategia configurou-se em uma peca teatral intitulada O lipidio vai a juri popular, na qual se oportunizou o protagonismo do estudante na sua elaboracao. Ao final da execucao, todas as estrategias produzidas foram reunidas em uma cartilha pedagogica, disponibilizada em repositorio online, para servir de aporte aos professores no ensino e aprendizagem em Biologia na EJA. Os resultados obtidos a partir do pos-teste ilustram que, enquanto proposta facilitadora do ensino por meio da motivacao e contextualizacao dos conteudos com o cotidiano dos estudantes, as estrategias aplicadas mostraram-se assertivas e alinhadas ao que se propos neste estudo. Conclui-se que, atraves da observacao e dos dados obtidos, que a participacao e o envolvimento dos estudantes melhoraram a partir da aplicacao das estrategias, alem de ter sido verificada que a percepcao dos estudantes quanto aos habitos alimentares foi ampliada no que concerne a capacidade de compreender as dimensoes ecologicas, sociais, politica e ambiental que envolvem a cultura alimentar.
Presidente - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Externo ao Programa - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO