PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JAIRO RIBEIRO DE LIMA

DISCENTE: JAIRO RIBEIRO DE LIMA
DATA: 16/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: A BIOTECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR: percepção e difusão de conceitos
PALAVRAS-CHAVES: Biotecnologia; Ensino de Biologia; Divulgação científica.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Biotecnologia e uma ciencia multidisciplinar, de grande potencial agregado, que impacta todos os setores da sociedade. Nao obstante, mesmo estando inseridos amplamente em nosso cotidiano, os conceitos e produtos biotecnologicos ainda tem o desafio de se tornarem acessiveis a maioria da populacao. Nesta questao, o papel da escola e fundamental quanto a insercao de discussoes que contemplem as tematicas biotecnologicas para o esclarecimento dos alunos. Assim, no intuito de contribuir com o ensino de Biologia e a divulgacao cientifica no campo biotecnologico, o objetivo deste trabalho foi investigar as percepcoes dos estudantes do Ensino Medio, pertencentes a quatorze escolas da rede publica do estado da Paraiba, frente as tematicas biotecnologicas e desenvolver um produto tecnologico para o ensino e a divulgacao da Biotecnologia. Para isso realizamos: a) uma analise critica das percepcoes dos estudantes acerca da Biotecnologia e de suas aplicacoes b) a construcao do aplicativo educacional BIOTEC, compativel com as plataformas Android e iOS, tambem disponivel no formato Web App, contendo conceitos e aplicacoes da Biotecnologia e c) a aplicacao de uma sequencia didatica com a utilizacao do aplicativo BIOTCEC para estudantes de uma das escolas participantes da pesquisa. Buscou-se realizar uma avaliacao inicial do aplicativo produzido quanto a aceitabilidade e competencia em esclarecer os conceitos biotecnologicos. Os resultados obtidos demonstraram que a Biotecnologia, ainda que compondo o curriculo da Educacao Basica, tem passado de maneira imperceptivel no cotidiano dos estudantes e a avaliacao primaria do aplicativo BIOTEC indicou que o mesmo e uma ferramenta tecnologica adequada para a abordagem das tematicas biotecnologicas em sala de aula, alem de ser um veiculo de divulgacao cientifica. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior - Brasil (CAPES) - Codigo de Financiamento 001.
Externo à Instituição - ANTONIO FERNANDES FILHO
Interno - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN