PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GUMERCINDO SANTOS DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUMERCINDO SANTOS DE CASTRO
DATA: 26/07/2019
HORA: 08:00
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: ANALOGIAS UTILIZADAS EM FISIOLOGIA HUMANA DE ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO:ANÁLISE CRÍTICA PARA SEU USO PEDAGÓGICO SISTEMÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: analogia; ensino e aprendizagem de biologia; livro didático; ensino médio.
PÁGINAS: 10
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Partindo do pressuposto do desafio da comunicacao, a habilidade de se expressar e ser compreendido, promove o professor ao status de comunicador, dessa forma necessita desenvolver a capacidade de argumentar para envolver a plateia, os estudantes, em seu discurso. Um recurso utilizado na argumentacao e a analogia, principalmente no ensino de ciencias, pois esse recurso tem a capacidade de aproximar uma informacao conhecida de um conceito novo, facilitando a construcao do conhecimento no aprendente. Este trabalho pretende analisar o uso de analogias presentes no conteudo referente a fisiologia humana em livros de biologia, distribuidos atraves do Programa Nacional do Livro Didatico (PNLD) para que possa servir como um recurso que auxilie na utilizacao do livro didatico, consequentemente, melhorando a qualidade da educacao nas escolas publicas do Brasil. Inicialmente, foi realizada a analise critica das analogias existentes nos livros, com a classificacao segundo o sistema proposto por Ferraz e Terrazzan. A partir dessa analise, foram apresentadas indicacoes para que o professor possa fazer uso da analogia de forma intencional e sistematica, ao inves de utiliza-la apenas de modo espontaneo ou automatico. Foram analisados 10 livros didaticos nos quais foram identificadas um total de 33 analogias, distribuidas entre os conteudos de introducao ao estudo de fisiologia, uma analogia, sistema digestorio, sete analogias, sistema cardiovascular, tres analogias, sistema imunitario, tres analogias, sistema urinario, seis analogias, sistema nervoso, seis analogias, sistema locomotor, tres analogias, sistema respiratorio, uma analogia, sistema endocrino, tres analogias. Apesar de alguns autores se utilizarem das analogias para clarificar as ideias e os conceitos abordados nos conteudos referentes a anatomia e fisiologia humana, nao o fazem de forma sistematica, tampouco discorrem sobre a desconstrucao dessas analogias, assim como nao discorrem sobre a utilizacao de analogias no manual do professor, salvo os casos de 2 livros, colecoes e autores diferentes, que enfatizam a importancia das analogias como recurso didatico. De acordo com os dados obtidos da analise dos livros didaticos e das producoes academicas de pesquisadores dedicados ao tema analogias, e possivel afirmar que as analogias aproximam um dominio conhecido a um dominio desconhecido que se deseja construir, para tanto utilizando um analogo conhecido e realizando a desconstrucao da analogia ao final, para que o analogo nao assuma o lugar do dominio.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES