PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: WALTER BARBOSA FERREIRA

DISCENTE: WALTER BARBOSA FERREIRA
DATA: 22/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE JOGO EDUCATIVO A PARTIR DE OFICINAS INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA ARTICULADA E INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GENÉTICA CLÁSSICA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: software educativo, modelo didático, ensino de genética; aprendizagem investigativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A aprendizagem de genetica na educacao basica tem sido um dos grandes desafios no ensino de Biologia. Os avancos da ciencia e do desenvolvimento tecnologico estao cada dia mais proximos de professores e estudantes, trazendo desafios conceituais para a realidade da sala de aula. Tal cenario tem suscitado intervencoes pedagogicas que permitam o envolvimento, a motivacao e a interatividade entre os estudantes e o professor, mas sobretudo, a apropriacao significativa do conhecimento. Diante dessa realidade, esse trabalho objetivou desenvolver um software de jogo educativo para auxiliar o ensino de conceitos basicos de genetica de forma interativa, vinculado ao modelo didatico-analogico como organizador previo de facilitacao da aprendizagem em uma escola Publica de Pernambuco. A principio, neste trabalho foram aplicadas duas oficinas pedagogicas com roteiros investigativos, utilizando como instrumento um modelo de cromossomos construido com materiais reciclaveis em que foram explorados conceitos basicos de genetica mendeliana. A partir dos resultados das oficinas, com participacao ativa dos estudantes, criou-se um software, desenvolvido a partir da plataforma Construct 2 que teve por objetivo explorar de forma ludica e dinamica os assuntos previamente explorados nas oficinas. A oficina 1 que explorou os conceitos Genotipo, Fenotipo, Cromossomos homologos, Cromatides irmas, Alelos, Locus, Homozigoto, Heterozigoto, Dominancia e Recessividade, foi aplicada em 78 grupos de alunos de 2ª e 3ª serie de 8 turmas diferentes. Os resultados mostraram uma exatidao em torno de 80% em ambas as series. A oficina 2 que explorou conceitos de Divisao celular, Meiose, Diploide e Haploide, Celula Somatica, Celula Germinativa, Genotipo, Fenotipo, Cromossomos homologos, Cromatides irmas, Alelos, Locus, Homozigoto, Heterozigoto, Dominancia e Recessividade foi aplicada em 40 grupos constituidos apenas das turmas de 2ª serie que apresentaram exatidao media de 77%. A analise do desempenho dos alunos nas oficinas mostrou que a aplicacao na 2º e 3º serie foi eficiente e dependeu em parte das escolhas que os alunos faziam no roteiro investigativo. A avaliacao do jogo a partir da aplicacao em grupos de trabalho permitiu identificar que o resultado possibilita aprendizagem interativa, prazerosa e facilita a compressao de conceitos, contudo precisa ser aprimorada com maiores desafios e melhores cenarios, reduzindo a quantidade e posicionando melhor o texto. A partir dos resultados obtidos identificamos que a utilizacao do recurso didatico cromossomos reciclados como instrumentos em oficinas investigativas foi uma excelente estrategia pedagogica para aplicar os conceitos de genetica mendeliana e de divisao celular. O processo de construcao e aplicacao de um jogo levou os estudantes a se apropriarem dos conceitos de forma mais dinamica e divertida. E importante evidenciar, tanto a melhora na aprendizagem do conteudo abordado, quanto no interesse dos alunos em relacao a disciplina de Biologia. Conclui-se, portanto, que o ensino de Genetica aliado a praticas interativas, ocasiona melhor rendimento dos estudantes e provoca maior interesse pelas aulas e de aprendizagem do conteudo.
Externo ao Programa - 1680508 - BRUNO HENRIQUE ANDRADE GALVAO
Presidente - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN