PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ANA DEBORA BATISTA AURINO

DISCENTE: ANA DEBORA BATISTA AURINO
DATA: 26/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: EDUCAÇÃO SEXUAL: Estratégias Metodológicas para o Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Sexo. Sexualidade. Estratégias de ensino. Ensino médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A sexualidade e um fenomeno inerente a vida de todas as pessoas, por ser universal e, ao mesmo tempo, singular a cada individuo. A construcao da sexualidade advem de seus aspectos individuais, sociais, psiquicos e culturais. Na adolescencia as transformacoes morfologicas e fisiologicas que ocorrem no corpo dos jovens favorecem a descoberta da sexualidade. Por isso, a importancia de desenvolver praticas de educacao sexual que permitem dialogar, trocar experiencias e informacoes, assim como, promover uma maior autonomia quanto a sexualidade, alem de contribuir com a saude dos adolescentes. No entanto, devido a falta de formacao continuada e a inseguranca dos professores, este assunto acaba sendo abordado de maneira superficial. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal, propor estrategias metodologicas, construidas a partir de vivencias pedagogicas no espaco escolar, para auxiliar docentes da educacao basica a trabalharem educacao sexual no ensino medio. Para isso, atraves de uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa participante e direcionado a duas turmas da terceira serie do ensino medio de uma Escola Estadual de Joao Pessoa-PB, desenvolveu estrategias metodologicas de aprendizagem ativas, voltadas ao ludico e ao protagonismo do aluno. As informacoes obtidas atraves dos questionarios e da observacao das acoes desenvolvidas foram analisadas por meio da tecnica chamada analise de conteudo. Os sujeitos da pesquisa foram 56 alunos, em sua maioria meninas, entre 16-20 anos de idade. 51,79% (29) dos alunos ja tiveram sua primeira relacao sexual, 62,07% (18) usaram camisinha na sua primeira relacao sexual, mas 55,17% (16) deles responderam que nao costumam usa-la. Foi observado que uso do preservativo esta relacionado a protecao a gravidez e doencas/infeccoes, enquanto que o nao uso relaciona-se a utilizacao de outro metodo contraceptivo ou simplesmente porque nao gostam. Verificou-se que os alunos apresentaram maior facilidade no entendimento dos conteudos da anatomia do sistema genital humano, que os de fisiologia. Atraves da “Dinamica com Post it: Sexo e Sexualidade” foi observado que eles nao mostraram uma compreensao clara do que sejam sexo e sexualidade, apresentando diversas concepcoes do que esses conceitos representam. Atraves da “Dinamica Coisa de homem/menino x Coisa de Mulher/menina” e da analise de tres musicas percebeu-se que os alunos possuem representacoes sociais de genero voltados principalmente aos aspectos corporais e comportamentais de cada genero. Por meio da atividade “Metodos contraceptivos e IST” desenvolvida em parceria com uma profissional da saude, foi possivel apresentar as principais IST e os metodos contraceptivos mais usados pelo publico adolescente, alem de ensinar a maneira correta de usar o preservativo masculino, como forma de sensibilizacao dos alunos que possuem comportamento de risco. Por meio do QAM foi possivel perceber as razoes pelas quais os alunos consideram importante a promocao de atividades de educacao sexual na escola, o que eles mais gostaram e menos gostaram nas atividades desenvolvidas neste trabalho e quais os conteudos que gostariam que fossem abordados. Sendo assim este trabalho pode ser utilizado como subsidio, auxiliando outros professores na abordagem de educacao sexual por meio da utilizacao das estrategias na forma de um manual de sequencia didaticas.
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS