PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: LINDAILTON TRAJANO GONCALVES JUNIOR

DISCENTE: LINDAILTON TRAJANO GONCALVES JUNIOR
DATA: 26/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: Melhoria na qualidade do processo de Ensino-Aprendizagem por meio da introdução de aulas práticas e metodologias ativas nas aulas de Botânica no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Botânica. Práticas diferenciadas. Metodologias ativas. Cartilha.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O ensino dos conteudos de Botanica, que sao vistos de forma geral somente atraves do livro didatico, tem levado a uma carencia de abordagem, com momentos considerados ate desinteressantes para estudantes e professores. A preocupacao deste trabalho sobre o ensino de Botanica precisa ir alem da simples utilizacao de informacao presente nos livros didaticos e nas fontes virtuais, utilizando-se mais de aulas praticas especialmente em campo, resgatando, em alguma extensao, a relacao homem-natureza, alem do uso de metodologias diferenciadas, em que venham a relacionar com temas da atualidade, assuntos que extrapolam e complementam os conteudos curriculares, esperando assim uma contribuicao para o aumento do interesse e do aprendizado de todos os participantes desse processo. Este trabalho sugere algumas aulas extraclasse, praticas e metodologias ativas em virtude das dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem de Botanica numa perspectiva de melhorar o interesse dos alunos de um modo geral, nessa area do conhecimento. Desenvolvendo um ensino significativo sendo dinamico, contextualizado, prazeroso e experimental, que desperte nos estudantes, a importancia dos conhecimentos cientificos e da Botanica para o cotidiano de todos. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Padre Roma, em Joao Pessoa, Paraiba, tendo como publico alvo, os discentes da 2ª serie do ensino medio. A coleta de dados ocorreu por meio de questionario, como pre-teste e pos-teste, (para a diagnose) alem de observacoes e a aplicacao de atividades diversas como praticas interdisciplinares envolvendo a participacao dos estudantes. As seguintes atividades que tiveram os estudantes como protagonistas, foram organizadas em modulos-aulas, com acoes de uso de metodologias ativas: pratica interdisciplinar sobre a germinacao das sementes e o desenvolvimento das plantas, a construcao de um album fotografico, a partir de imagens geradas pelos estudantes, aulas praticas em sala de aula como a dessecacao de uma flor (identificando as pecas florais) e o uso de jogos didaticos (biominos, cartas de baralho, tabuleiro em trilha). Os dados do questionario revelaram o pouco interesse e ate certo desconhecimento dos discentes sobre os conteudos de botanica. A partir desse cenario foram iniciadas as atividades praticas, diferenciadas, com o intuito de informar e sensibilizar os participantes sobre a importancia das plantas para a manutencao da vida e em consequencia melhorar o interesse de todos pela Botanica. Apos a realizacao das atividades observou-se a mudanca significativa nas concepcoes dos estudantes em relacao aos conteudos de Botanica, passando os mesmos a reconhecer que as plantas possuem importante papel ecologico e economico, alem de desmistificar a ma impressao anteriormente constatada. Foram visiveis a motivacao e o interesse dos estudantes durante as atividades, o que se traduziu efetivamente em resultados positivos alcancados. Foram obtidos como produtos neste trabalho, uma fototeca, um album fotografico, jogos didaticos, quiz em powerpoint, alem de uma cartilha detalhando as atividades sugeridas e, algumas dessas, realizadas na obtencao dos produtos gerados. A utilizacao de estrategias diferenciadas, traduzidas em metodologias ativas pode estimular uma aprendizagem significativa, tornando todos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
Presidente - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE
Interno - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA