PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VALDECI JOSÉ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDECI JOSÉ DOS SANTOS
DATA: 31/07/2019
HORA: 09:30
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: Um proposta didática para o ensino médio sobre serviços ecossistêmicos no controle de insetos
PALAVRAS-CHAVES: Ecossistemas; insetos; controle; serviços ecossistêmicos.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Os insetos correspondem a cerca de 54% de todas as especies conhecidas e sao importantes na polinizacao, ciclagem de nutrientes e controle biologico de pragas. Alguns sao vistos como nocivos por serem vetores de doencas aos homens e animais ou por atacarem plantas, ou seus produtos, causando grandes prejuizos para a economia. Ao estudar Ecologia no Ensino Medio, mais especificamente a estrutura de ecossistemas, conhecer a dinamica de especies de insetos que estabelecem interacoes com plantas agricolas e de seus predadores naturais, contribui para o estudante entender sua importancia e adotar atitudes que visem preservar os ecossistemas e agroecossistemas.Com esse foco, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar uma proposta didatica dirigida ao ensino de elementos de Ecologia, em Biologia, por meio de atividades envolvendo o estudo de servicos ecossistemicos prestados pelos insetos e outros agentes, no controle de pragas em lavouras de subsistencia. A proposta foi aplicada em uma turma do 2º Ano do Ensino Medio de uma instituicao estadual de ensino, no municipio de Bananeiras-PB. Foram realizadas aulas expositivo-dialogada e um estudo dirigido para motivar os alunos e prepara-los para as aulas praticas, destinadas a captura de insetos. As capturas dos insetos foram feitas em plantacoes de milho, fava, feijao, batata-doce, mandioca, quiabo e hortalicas. Os animais capturado foram mortos por compressao no torax ou por imersao em alcool 70; foram desidratados, alfinetados, classificados, etiquetados e acomodados em caixa entomologica. Na caixa entomologica os especimes foram organizados em grupos de acordo com habito alimentar. Assim criou-se quatro grupos: predadores, parasitoides, pragas e polinizadores. Na etapa final os estudantes realizaram uma serie de perguntas com as respectivas respostas para serem utilizadas na producao de uma cartilha. Os resultados foram avaliados com base nos produtos gerados pelos estudantes, como relatorio, cartilha, video e colecao entomologica, entre outros, observando-se, ainda, elementos mais subjetivos, como participacao nas atividades, motivacao e interacao com o professor, entre os estudantes e com o conteudo trabalhado. Desse modo, observou-se a participacao ativa dos estudantes, na busca de conhecimentos relativos a aspectos morfologicos, ecologicos e economico. A forma como as atividade foram conduzidas e os resultados obtidos permitem concluir que o metodo contribuiu eficazmente para os estudante aprenderem as caracteristicas gerais dos insetos, conhecer o papel eles exercem nos ecossistemas e entender que e necessario preserva-los para que possamos continuar usufruindo dos seus beneficios.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337270 - ANTONIO JOSE CREAO DUARTE
Interno - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Externo ao Programa - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO