PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: RENATO MARTINS LIMA DE OLIVEIRA

DISCENTE: RENATO MARTINS LIMA DE OLIVEIRA
DATA: 26/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: ENSINO DE IMUNOLOGIA POR MEIO DO BURSA, UM JOGO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Bursa. Ludicidade. Aprendizagem. Imunologia. Abordagem CTSA. Serious Game.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: No ensino medio, alguns objetos do conhecimento explanados nos livros didaticos, sao um tanto negligenciados ou abordados sem o merecido aprofundamento, o que pode desencadear uma baixa compreensao dos mesmos por parte dos educandos. Imunologia e um conteudo explorado de forma fragmentada, como um excerto de temas como histologia ou sistema circulatorio, quando, em verdade, trata-se de assunto relevante para a apropriacao de conhecimentos sobre doencas, fisiologia e ate mesmo, citogenetica. Uma ferramenta que tem se mostrado util na construcao da aprendizagem acerca de temas em biologia, e a ludicidade, em especial, os jogos digitais. Bursa, trata-se de um jogo digital caracterizado como um “serious game” (jogo serio), onde o docente, a partir desse produto, tem a oportunidade de explicar os processos imunitarios de forma integrada com o desenvolvimento de habilidades dos discentes, assim promovendo o levantamento de dados a respeito da eficacia de tal produto, mediante aplicacao em turmas de ensino medio e dentro de uma abordagem CTSA (Ciencia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). A construcao do jogo foi realizada numa IDE (ambiente de desenvolvimento), a qual, para jogos, apresenta um leque bastante diversificado. O projeto utilizou a IDE “Unity” e a ferramenta “Construct2” que permite uma iniciacao em programacao para quem nao tem tanta pratica na area. O trabalho contou com o apoio do analista de sistemas Euripedes Hallyson da Silva Campelo, que teve participacao extremamente relevante na construcao e desenvolvimento do jogo. O produto conta com uma plataforma movel com fases distintas, relacionadas aos tipos de imunidade e fases-bonus, onde processos imunitarios intermediarios deverao ser executados.
Interno - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE
Externo ao Programa - 1783447 - EULER CASSIO TAVARES DE MACEDO