PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: TIAGO TEODOSIO FRUTUOSO DE LIMA

DISCENTE: TIAGO TEODOSIO FRUTUOSO DE LIMA
DATA: 20/07/2020
LOCAL: plataforma virtual
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE UM BLOG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ INDESEJADA EM ADOLESCENTES E IST NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Sexual, gravidez precoce, IST, adolescência, EJA, blog educacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Trabalhar a educação sexual no Brasil bem como a prevenção da gravidez na adolescência e prevenção às IST, esbarra em enormes dificuldades, até porque o assunto ainda é considerado um tabu. Atualmente, o Brasil vem passando por uma crescente onda de conservadorismo, dificultando as ações de prevenção e o diálogo em sala de aula. Em razão da relevância do tema e da importância em oferecer ao público um produto acessível e interativo, fomentou-se um trabalho que pretende levar informações sobre prevenção tanto da gravidez precoce quanto das IST por meio de um canal digital, o blog, uma ferramenta que permite a disseminação das informações a todos que estejam conectados à internet. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com os alunos do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos da Escola Centro Integrado de Ensino Municipal Henrique Vieira de Melo em São Miguel de Taipu-PB. No desenvolvimento, os alunos participaram de oficinas e cada um criou seu blog pessoal, para posteriormente alimentar um único blog, com finalidade de divulgar o conhecimento sobre o tema abordado. O referido trabalho, traz uma abordagem da educação sexual no Brasil, desde os primeiros sinais da sua prática até os dias de hoje, por meio da implementação nas escolas diante da constituição e das leis que asseguram sua abordagem, como também as regulamentações educacionais para sua efetivação. A abordagem da educação sexual de maneira emancipatória possibilita ao educando tornar-se protagonista das suas decisões e para essa realização buscamos o uso das metodologias ativas e uso das TIC em sala de aula.
Presidente - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Interno - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE