PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: CARLOS SANTOS PINONTEIXEIRA NETO

DISCENTE: CARLOS SANTOS PINONTEIXEIRA NETO
DATA: 24/07/2020
LOCAL: plataforma virtual google meet
TÍTULO: MANUAL DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: Uma abordagem investigativa, dinâmica e contextualizada do ensino de biologia
PALAVRAS-CHAVES: Investigativa. Contextualizada. Educação de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Em uma era de grandes transformações tecnológicas, com aumento no acesso a informações, e rápido fluxo de dados, observa-se uma baixa compreensão dos conteúdos relacionados às ciências naturais. Buscando a melhora desse cenário, são necessárias mudanças nas propostas metodológicas, explorando o viés investigativo, conduzindo o estudante ao papel de protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, procura-se despertar o interesse científico, levando a formação de um indivíduo crítico-reflexivo. Com base nisso, é proposto neste trabalho a elaboração do “MANUAL DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: Uma abordagem investigativa, dinâmica e contextualizada do ensino de biologia”, que aborda, os temas: Bioquímica, Citologia, Histologia e Embriologia, utilizando metodologias ativas. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio AudioComunicação de João Pessoa, em duas turmas do ciclo V, onde na turma A exibiu um universo de 15 estudantes e a turma B (controle) com 10 estudantes, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia seguiu a vertente qualitativa, no modelo da pesquisa-ação e quantitativa, onde a avaliação da eficácia da proposta, foi feita através da análise de pré e pós-teste, dentre outras atividades realizadas em sala de aula. Nas atividades foram utilizados recursos didáticos diversificados tais como aulas experimentais, exibição de filmes, análise de rótulos e bulas, e textos de divulgação científica. Os dados obtidos através dos testes, assim como das observações em sala de aula confirmaram as dificuldades que os estudantes, apresentavam com relação aos conteúdos de Biologia. A prevalência de um modelo tradicional, que prestigiava o ensino por memorização, dificulta a aprendizagem profunda e a contextualização dos temas trabalhados, tornando as aulas desinteressantes e sem sentido para os discentes. A partir da aplicação das aulas propostas no manual, os estudantes se depararam com uma nova realidade, onde foram estimulados a buscar a construção do conhecimento através do processo investigativo, assumindo o protagonismo das ações. Foi possível observar uma mudança na postura dos discentes, internalizando essa nova cultura, levando a resultados positivos no sentido da aprendizagem dos conteúdos trabalhados, e também na melhora da capacidade argumentativa, de trabalhar de forma autônoma e de compreender e contextualizar os temas com o seu cotidiano, assim como na sistematização do conhecimento. Os resultados indicaram que, nas turmas A e B (controle), persistiram as dificuldades inerentes à expressão das ideias e conceitos na forma escrita. Quando comparadas as médias obtidas no pré-teste com as do pós-teste, constatou-se que, na turma A, onde foram aplicadas as metodologias propostas no Manual, houve um incremento na nota de 118%, chegando a uma média de 6,5 pontos, enquanto na turma B, o incremento foi de 50%, atingindo a uma média de 4,4. Com isso, pode-se concluir que a proposta se apresentou eficiente e atendeu aos objetivos, no sentido de aproximar o conhecimento científico, dando significado prático a ele, propiciando melhora na aprendizagem dos estudantes, que passaram a assumir o protagonismo do processo, mostrando a relevância do percurso metodológico para a construção e ressignificação do conhecimento, respeitando e valorizando suas histórias e saberes.
Presidente - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 338028 - MARCIA ROSA DE OLIVEIRA