PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: CIBELE DANTAS MACEDO

DISCENTE: CIBELE DANTAS MACEDO
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/axf-yurx-kjw
TÍTULO: O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DO STOP MOTION PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Recursos didáticos, Stop Motion, avaliação, aprendizagem.
ÁREA: Educação
RESUMO: Diante das atuais necessidades sociais é imprescindível que a educação contribua de modo cada vez mais eficiente para a formação não só de alunos, mas, sobretudo, de cidadãos ativos e conscientes. Cabe, portanto, aos profissionais e pesquisadores da área o desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos inovadores de aprendizagem que despertem a curiosidade e coloquem o sujeito aprendiz como construtor do conhecimento e não mais como um mero espectador. Nesta perspectiva, diversos recursos tecnológicos podem ser incorporados à sala de aula, inclusive a produção de vídeos e filmes de conteúdo científico. A presente dissertação teve como objetivo principal comparar a eficácia do aprendizado baseado em aulas expositivas e aulas com uma metodologia ativa baseada em um conjunto de atividades de caráter investigativo culminando com a produção de pequenas animações utilizando o recurso didático Stop Motion. Mais especificamente, buscamos comparar o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais gerados com a metodologia exclusivamente tradicional e em outros a metodologia ativa. Essa pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação com abordagem quali/quantitativa. Para a coleta e análise dos dados foram utilizadas a observação participante, questionário de testagem pré e pós-atividades, grupo focal e lista de checagem. As atividades foram desenvolvidas com um grupo de oitenta e seis estudantes concluintes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino na cidade de Campina Grande, Paraíba. Não houve diferença significativa na aprendizagem conceitual entre as metodologias, entretanto a metodologia ativa se mostrou muito eficiente para aplicação de procedimentos diversos e no desenvolvimento dos parâmetros atitudinais considerados: interesse, autonomia, tolerância, consciência e colaboração. A aula com metodologia ativa se mostrou muito mais completa para o desenvolvimento de diferentes habilidades do estudante. Como produto material da pesquisa foi construído um Guia Didático para auxiliar professores e professoras, e que pode ser adaptado considerando-se diferentes realidades escolares e níveis de ensino.
Presidente - 1673697 - DENISE DIAS DA CRUZ
Interno - 337270 - ANTONIO JOSE CREAO DUARTE