PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: CINTHYA ROSE PAULINO SOUZA PINHEIRO

DISCENTE: CINTHYA ROSE PAULINO SOUZA PINHEIRO
DATA: 31/07/2020
LOCAL: através da plataforma Google Meet (Institucional - UFPB)
TÍTULO: ESTRATÉGIAS ATIVAS E INVESTIGATIVAS DE ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO: experiência com o Curso Técnico de Nutrição e Dietética
PALAVRAS-CHAVES: Fisiologia humana. Metodologias ativas. Ensino por investigação. Sequência didática. Protagonismo estudantil.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: É inerente às Ciências da Natureza diminuir as distâncias entre o aluno e a investigação científica, tornando-o atuante na busca de estratégias para a solução de problemas. Para tanto, é imprescindível a adoção de maneiras de ensinar diversificadas, que atendam a demandas variadas da sala de aula, sempre levando em consideração a igualdade de oportunidades e equidade de direitos. Paralelamente, a organização das aulas costuma ser um desafio para o professor de Biologia, pois na mesma proporção em que essa disciplina desperta fascínio, gera desmotivação em muitos alunos. Estudos recentes demonstram que metodologias inadequadas no ensino da anatomia e fisiologia do sistema digestório resultam em desinteresse e ausência de construção de novos conhecimentos. Nesse sentido, uma abordagem ideal precisa prever a construção do problema e sua introdução ao estudante, bem como considerar o seu conhecimento prévio, aplicado ao problema, sob a mediação do professor. Esta pesquisa objetivou trabalhar os conteúdos nutrição e sistema digestório por intermédio de metodologias ativas e investigativas, nas quais fosse possível observar o protagonismo do aluno em atividades que promovessem aprendizagens significativas. Foram utilizados como pressupostos teórico-metodológicos, os fundamentos da abordagem quali-quantitativa, e enquanto metodologia, a pesquisa-ação. Dentre os procedimentos realizados estiveram presentes a observação participante da sala de aula no dia a dia; questionário diagnóstico (utilizado como pré-teste e pós-teste); gravações das aulas em áudio e vídeo (com subsequentes transcrições); grupo focal; além de anotações de campo variadas. As aulas contaram com discussões, práticas e vivências diversas envolvendo os conteúdos de sistema digestório, como a utilização de mapas de conceito, construção de modelos tridimensionais de órgãos e comparação de rótulos alimentares, de modo que essas atividades fossem realizadas como ensino por investigação. A utilização das referidas metodologias foi eficaz durante o processo de ensino aprendizagem, pois minimizou as dificuldades do educando quanto à compreensão e percepção do seu próprio organismo, em particular das estruturas que fazem parte do sistema digestório. Além disso, os saberes prévios dos estudantes a respeito do tema foram ressignificados, aumentando o aporte de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades. Ao compreender corretamente o funcionamento do sistema digestório, os estudantes puderam também perceber a importância de uma alimentação saudável para a manutenção do estado de saúde do corpo. Como produto das atividades realizadas foi organizado um Guia de Estratégias Didáticas para o Ensino da Anatomia e da Fisiologia do Sistema Digestório e do Processo de Alimentação que estará disponível a professores da área de Ciências da Natureza, sobretudo aos que lecionam a disciplina de Biologia no Ensino Médio.
Presidente - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE