PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ERIVALDO CORREIA DA SILVA

DISCENTE: ERIVALDO CORREIA DA SILVA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Botânica; Celular; Fotografias
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO: O tema deste trabalho de pesquisa é a importância do uso de mídias móveis como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem de botânica para alunos do ensino médio. Este trabalho tem a pretensão de fazer uma análise de como o celular ou smartphone, pode ser utilizado como ferramenta didática no auxílio da aquisição dos conhecimentos sobre as plantas, para tanto, fazendo-se uso do celular para a prática didática de fotografia de plantas pelos alunos, buscando despertar nestes a conscientização da importância de preservar as plantas. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo aplicada, onde participaram 30 alunos da segunda série, de uma escola pública estadual da Paraíba. Durante todo o trabalho os alunos assumiram o papel de protagonistas, por meio da resolução de problemas propostos e/ou levantados durante as atividades, culminando em uma aprendizagem significativa, uma vez que foi feita uma relação dos conhecimentos prévios dos alunos e os novos conhecimentos construídos com a realidade prática na vida deles. Por fim os alunos confeccionaram um álbum de fotografias, as quais foram obtidas por eles durantes as aulas de campo e em seus locais onde residem. A pesquisa mostra que, apesar de fazerem parte em todos os aspectos da vida dos alunos, as plantas são despercebidas, mesmo por alunos que moram em áreas rurais, pois quando questionados sobre a importância em se estudar as plantas, nenhum dos entrevistados deu como respostas, que o estudo das plantas é muito importante, isso chamou bastante a atenção. A pesquisa mostrou também que, com auxílio do aparelho celular, a cegueira botânica dos alunos que fizeram parte da mesma, foi, pelo menos, atenuada, pois foi percebido um aumento no número de plantas reconhecidas pelos alunos.
Presidente - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Interno - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE