PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: ERIVALDO CORREIA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIVALDO CORREIA DA SILVA
DATA: 29/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Botânica; Celular; Fotografias
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO: O tema deste trabalho de pesquisa é a importância do uso de mídias móveis
como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem de botânica
para alunos do ensino médio. Este trabalho tem a pretensão de fazer uma
análise de como o celular ou smartphone, pode ser utilizado como ferramenta
didática no auxílio da aquisição dos conhecimentos sobre as plantas, para
tanto, fazendo-se uso do celular para a prática didática de fotografia de plantas
pelos alunos, buscando despertar nestes a conscientização da importância de
preservar as plantas. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e
quantitativa, do tipo aplicada, onde participaram 30 alunos da segunda série,
de uma escola pública estadual da Paraíba. Durante todo o trabalho os alunos
assumiram o papel de protagonistas, por meio da resolução de problemas
propostos e/ou levantados durante as atividades, culminando em uma
aprendizagem significativa, uma vez que foi feita uma relação dos
conhecimentos prévios dos alunos e os novos conhecimentos construídos com
a realidade prática na vida deles. Por fim os alunos confeccionaram um álbum
de fotografias, as quais foram obtidas por eles durantes as aulas de campo e
em seus locais onde residem. A pesquisa mostra que, apesar de fazerem parte
em todos os aspectos da vida dos alunos, as plantas são despercebidas,
mesmo por alunos que moram em áreas rurais, pois quando questionados
sobre a importância em se estudar as plantas, nenhum dos entrevistados deu
como respostas, que o estudo das plantas é muito importante, isso chamou
bastante a atenção. A pesquisa mostrou também que, com auxílio do aparelho
celular, a cegueira botânica dos alunos que fizeram parte da mesma, foi, pelo
menos, atenuada, pois foi percebido um aumento no número de plantas
reconhecidas pelos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Interno - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE
Externo à Instituição - ANDREIA SILVA FLORES