PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: SILVIA CAVALCANTI LEAL
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA CAVALCANTI LEAL
DATA: 29/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Uso de metodologias ativas no ensino de Entomologia no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica. Ensino por investigação. Protagonismo. Aprendizagem. Ensino de Biologia.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: O Ensino de Biologia atual demanda que os professores inovem na sua prática pedagógica
utilizando metodologias ativas que contribuam de forma eficaz com o processo de ensino-
aprendizagem. Nesse contexto, ocorreu um planejamento de atividades que buscaram
promover a alfabetização científica através do ensino por investigação e que contribuíram
para a construção e divulgação do conhecimento científico sobre os insetos. Assim, com esta
pesquisa, pretendeu-se aprimorar o ensino sobre Entomologia no Ensino Médio a partir da
utilização de metodologias ativas. As atividades foram aplicadas com uma turma do 2º ano do
Ensino Médio regular na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco
Apolinário da Silva, localizada no município de Areial, estado da Paraíba, tendo como
público alvo 31 estudantes. O trabalho trata-se de uma pesquisa-ação de natureza aplicada
com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de obtenção de dados, foi aplicado
questionário pré-teste e pós-teste, assim como observação participante. O questionário pré-
teste analisava o conhecimento prévio dos estudantes, ou seja, os conhecimentos apreendidos
sobre os insetos em anos anteriores do ensino fundamental ou de forma empírica,
relacionada à percepção, ao contexto e suas experiências de vida. Após a aplicação das
estratégias e abordagens metodológicas, foi aplicado o questionário pós-teste e, dessa forma,
foi possível avaliar a eficácia das estratégias aplicadas com os estudantes no processo de
ensino-aprendizagem. O planejamento das atividades incluiu: (1) atividades práticas, (2)
atividade de campo, (3) atividade laboratorial e (4) atividade de elaboração de cartazes para
compor um mural sobre os insetos e socialização do tema. Com isso, a maioria das respostas
obtidas por meio dos questionários foi categorizada por análise de conteúdo. Evidenciou-se
que os estudantes desenvolveram habilidades de questionar, investigar, organizar e comunicar
e que houve um maior aprendizado sobre as características morfológicas dos insetos
relacionando-as com seu hábito alimentar e de vida, como também sobre a importância
ecológica, econômica e médica dos insetos. O conhecimento sobre os insetos foi ampliado
principalmente na abordagem ecológica, visto que no pré-teste quando questionados sobre se
os insetos podiam trazer benefícios ao ser humano 23% dos estudantes ainda não tinham
conhecimento de que os insetos podiam causar benefícios e associavam estes animais à
transmissão de doenças ou faziam referência a expressões de natureza depreciativa. Já no pós-
teste, os estudantes citaram que os insetos podiam atuar como dispersores de sementes,
decompositores, categorias que não apareceram no pré-teste, além da citação que poderiam
atuar como polinizadores e fazerem parte da cadeia alimentar. Com isso, constatou-se que
quando se estuda os insetos dentro de um contexto que envolve as relações ecológicas,
utilizando-se de metodologias ativas, as opiniões de caráter predominantemente negativo
como as evidenciadas em algumas respostas do pré-teste se diluem, cedendo espaço para
opiniões que incorporem os aspectos ecológicos dos insetos. Portanto, após as metodologias
ativas utilizadas nas aulas, ocorreu um maior aprendizado, tendo em vista que as respostas do
pós-teste evidenciaram uma evolução nos níveis de Alfabetização Científica, no qual os
estudantes forneceram respostas mais complexas, demonstrando uma compreensão integral
sobre os insetos, bem como, explicações adequadas dos conceitos científicos, reforçando
assim a importância de utilizar metodologias ativas nas aulas de Biologia como forma de
aprimorar o ensino de Entomologia no Ensino Médio.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Externo à Instituição - HUGO DA SILVA FLORENTINO