PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: SILVIA CAVALCANTI LEAL

DISCENTE: SILVIA CAVALCANTI LEAL
DATA: 29/07/2020
TÍTULO: Uso de metodologias ativas no ensino de Entomologia no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica. Ensino por investigação. Protagonismo. Aprendizagem. Ensino de Biologia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: O Ensino de Biologia atual demanda que os professores inovem na sua prática pedagógica utilizando metodologias ativas que contribuam de forma eficaz com o processo de ensino- aprendizagem. Nesse contexto, ocorreu um planejamento de atividades que buscaram promover a alfabetização científica através do ensino por investigação e que contribuíram para a construção e divulgação do conhecimento científico sobre os insetos. Assim, com esta pesquisa, pretendeu-se aprimorar o ensino sobre Entomologia no Ensino Médio a partir da utilização de metodologias ativas. As atividades foram aplicadas com uma turma do 2º ano do Ensino Médio regular na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Apolinário da Silva, localizada no município de Areial, estado da Paraíba, tendo como público alvo 31 estudantes. O trabalho trata-se de uma pesquisa-ação de natureza aplicada com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de obtenção de dados, foi aplicado questionário pré-teste e pós-teste, assim como observação participante. O questionário pré- teste analisava o conhecimento prévio dos estudantes, ou seja, os conhecimentos apreendidos sobre os “insetos” em anos anteriores do ensino fundamental ou de forma empírica, relacionada à percepção, ao contexto e suas experiências de vida. Após a aplicação das estratégias e abordagens metodológicas, foi aplicado o questionário pós-teste e, dessa forma, foi possível avaliar a eficácia das estratégias aplicadas com os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. O planejamento das atividades incluiu: (1) atividades práticas, (2) atividade de campo, (3) atividade laboratorial e (4) atividade de elaboração de cartazes para compor um mural sobre os insetos e socialização do tema. Com isso, a maioria das respostas obtidas por meio dos questionários foi categorizada por análise de conteúdo. Evidenciou-se que os estudantes desenvolveram habilidades de questionar, investigar, organizar e comunicar e que houve um maior aprendizado sobre as características morfológicas dos insetos relacionando-as com seu hábito alimentar e de vida, como também sobre a importância ecológica, econômica e médica dos insetos. O conhecimento sobre os insetos foi ampliado principalmente na abordagem ecológica, visto que no pré-teste quando questionados sobre se os insetos podiam trazer benefícios ao ser humano 23% dos estudantes ainda não tinham conhecimento de que os insetos podiam causar benefícios e associavam estes animais à transmissão de doenças ou faziam referência a expressões de natureza depreciativa. Já no pós- teste, os estudantes citaram que os insetos podiam atuar como dispersores de sementes, decompositores, categorias que não apareceram no pré-teste, além da citação que poderiam atuar como polinizadores e fazerem parte da cadeia alimentar. Com isso, constatou-se que quando se estuda os insetos dentro de um contexto que envolve as relações ecológicas, utilizando-se de metodologias ativas, as opiniões de caráter predominantemente negativo como as evidenciadas em algumas respostas do pré-teste se diluem, cedendo espaço para opiniões que incorporem os aspectos ecológicos dos insetos. Portanto, após as metodologias ativas utilizadas nas aulas, ocorreu um maior aprendizado, tendo em vista que as respostas do pós-teste evidenciaram uma evolução nos níveis de Alfabetização Científica, no qual os estudantes forneceram respostas mais complexas, demonstrando uma compreensão integral sobre os insetos, bem como, explicações adequadas dos conceitos científicos, reforçando assim a importância de utilizar metodologias ativas nas aulas de Biologia como forma de aprimorar o ensino de Entomologia no Ensino Médio.
Presidente - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA