PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA

DISCENTE: GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: USO DO FACEBOOK COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia da Informação e Comunicação; Educação; Infecções Sexualmente Transmissíveis.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: As tecnologias da informação e comunicação, a partir do uso da internet, têm trazido muitas mudanças ao longo do tempo nas formas de interagir e aprender. Nesse cenário, surge o desafio para a esfera educativa no sentido de buscar novas metodologias que se relacionem às perspectivas atuais. A Base Nacional Comum Curricular faz referência sobre a necessidade de os estudantes entenderem essas tecnologias, as suas linguagens, as formas de interagir a partir delas, no melhor de suas possibilidades, atuando criticamente, resolvendo problemas nos mais diversos espaços, ou seja, a cultura digital. Para tanto, escolheu-se a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis para, a partir de um grupo na plataforma Facebook, trabalhar com estratégias de ensino afim de ampliar as possibilidades de sociointeração para a construção do conhecimento entre estudantes e professor. Objetiva-se investigar a aprendizagem a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) a partir da utilização de uma rede social (Facebook) em uma escola da rede pública da Paraíba, desenvolvendo um Guia Pedagógico Ilustrado como ferramenta de apoio ao trabalho docente. É uma pesquisa qualitativa, do tipo etnografia escolar, pela interação do pesquisador com o objeto pesquisado e está sendo desenvolvida em duas turmas de terceiras séries do Ensino Médio, totalizando 49 estudantes. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados no início e final da pesquisa e pela observação participante durante a aplicação das estratégias de ensino. E foram examinados por análise de conteúdo. A aplicação da pesquisa a partir do Facebook garantiu adesão superior a 80% dos estudantes, demonstrando seu papel na aproximação dos conteúdos e favorecendo a interação entre eles nas atividades. Este trabalho favoreceu a aprendizagem sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e, sobretudo, contribuiu para a alfabetização científica e o desenvolvimento do protagonismo estudantil. Por fim, consideramos que esta metodologia se constitui em produto importante para o ensino, porquanto sua aplicação se mostrou eficiente no estudo da temática apresentada.
Presidente - 1680508 - BRUNO HENRIQUE ANDRADE GALVAO
Interno - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE