PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MONALIZA SILVA AMORIM BARBOSA

DISCENTE: MONALIZA SILVA AMORIM BARBOSA
DATA: 22/07/2020
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA AO LETRAMENTO CIENTÍFICO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino-Aprendizagem. Lúdico. Inovação Pedagógica. Protagonismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Atualmente o uso de metodologias ativas é indicado para a transformação de práticas educativas no sentido de facilitar o aprendizado. De acordo com os documentos oficiais que orientam o processo de ensino, dentre os objetivos peculiares ao ensino de Ciências e Biologia estão: promover situações de ensino-aprendizagem onde os educandos tenham a oportunidade de se tornarem protagonistas de seu processo educativo; promover a produção de conhecimentos que colaborem para a compreensão do mundo e de suas transformações. Neste cenário, a utilização de jogos didáticos, enquanto ferramenta relacionada às metodologias ativas possibilita o fortalecimento do ensino crítico e criativo, podendo promover a construção de conhecimentos científicos e melhorias dos resultados de apreensão desse conhecimento, fazendo do estudante o ator desse processo. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficiência pedagógica da utilização de jogos didáticos, como metodologia ativa, para a promoção do letramento científico no ensino-aprendizagem de Biologia na educação básica. A pesquisa caracterizou-se como quanti-qualitativa, cuja estratégia se orientou pela pesquisa-ação, a partir da qual se investigou sobre a contribuição dos jogos pedagógicos como ferramenta didática na promoção da aprendizagem e na melhoria dos níveis de letramento científico dos estudantes da terceira série do ensino médio. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação participante, grupo focal e registro em diários de campo e tratados a partir da análise de conteúdo. As atividades de construção e utilização dos jogos foram desenvolvidas para tratar conteúdos de Biologia do ensino médio. A pesquisa comprovou que é grande a importância em se trabalhar com jogos didáticos para a melhoria dos níveis de letramento cientifico, pois eles são um dos meios mais eficazes à construção do conhecimento. O processo de produção de um jogo didático potencializa além da construção do conhecimento, a motivação e o desenvolvimento da cognição por oferecer uma aprendizagem significativa pela abordagem de conteúdos de maneira contextualizada e lúdica, além de contribuir para o melhor rendimento em sala de aula e para um processo educativo reflexivo e crítico da prática educativa. Como resultado das atividades realizadas foi produzido um Kit de Jogos Educativos de Ciências Biológicas, composto por jogos didáticos e um portfólio acadêmico. No portfólio consta o percurso pedagógico que envolveu esta pesquisa, bem como as abordagens teóricas que fundamentaram a produção dos jogos. Tais produtos constituíram o acervo pedagógico da escola, e estarão disponíveis aos demais docentes de Ciências e Biologia da educação básica através do repositório nacional.
Presidente - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Interno - 1673697 - DENISE DIAS DA CRUZ