PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MONIQUE CESNIK MARTINS DOS SANTOS

DISCENTE: MONIQUE CESNIK MARTINS DOS SANTOS
DATA: 23/07/2020
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba - plataforma on line
TÍTULO: ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Investigativo EJA Protagonismo Motivação
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: As Doenças Cardiovasculares (DCVs) constituem a principal causa de morte e morbidade em todo o mundo, assumindo relevância evidente no âmbito da saúde pública. A educação exerce importante papel nesse contexto, pois favorece o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na promoção da saúde, capacitando para intervenções individuais e coletivas sobre os condicionantes do processo saúde/doença. Para que a aprendizagem seja transformadora para o sujeito, a literatura aponta para a necessidade de abordagens metodológicas ativas, que estimulam o protagonismo, a autonomia e a criticidade nos estudantes. O ensino por investigação tem demonstrado atender a essa demanda. Se caracteriza como uma prática na qual o aluno atua como protagonista em um processo investigativo para a construção do conhecimento. Por meio dela são trabalhados ao mesmo tempo os conteúdos científicos e o próprio fazer científico, enquanto método. Assim, o presente trabalho se apropria dessa temática de forma contextualizada para o desenvolvimento de conteúdos da Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de uma abordagem investigativa. O público alvo são alunos do ciclo VI da EJA de uma escola da rede estadual da Paraíba, localizada na capital. A abordagem metodológica é qualitativa e descritiva quanto à natureza dos dados, coletados por meio de questionários estruturados e observação participante. Foram aplicados questionários pré-teste a fim de verificar as percepções dos discentes frente ao próprio nível de conhecimento e/ou dificuldades nos temas elencados. Estes dados iniciais subsidiaram o direcionamento da sequência didática investigativa, além de constituírem um parâmetro comparativo após as atividades. Após a execução da proposta foram aplicados questionários pós-teste, a fim de se levantar a relevância da sequência didática produzida. Os resultados apontaram para a eficácia da estratégia investigativa e contextualizada adotada. A temática contextualizada, a exposição à comunidade escolar, o trabalho em grupo, a abordagem investigativa e a articulação de diferentes linguagens e outras disciplinas, foram fatores que demonstraram efeitos positivos na aprendizagem, favorecendo a integração de conteúdos e a interdisciplinaridade. Os estudantes demonstraram motivação, protagonismo e autonomia na construção do conhecimento. Avaliaram positivamente a temática proposta e a abordagem metodológica empregada. Revelaram, por meio de suas percepções e atitudes, o desenvolvimento de aprendizagens significativas e o potencial em multiplicar o conhecimento construído atuando como promotores da saúde e transformadores de sua realidade. Esse processo se demonstrou eficaz para trazer no aluno o sentimento de pertença à escola, de inserção escolar e social. Os estudantes se sentiram valorizados individualmente e coletivamente como modalidade EJA. O produto oriundo desse trabalho é apresentado em formato de cartilha pedagógica, com a descrição detalhada das atividades. Assim esta experiência pedagógica pode ser compartilhada, servindo de aporte aos docentes interessados na abordagem investigativa e/ou que atuam no ensino e aprendizagem em Biologia na EJA.
Presidente - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA
Interno - 338028 - MARCIA ROSA DE OLIVEIRA