PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ROSICLÉA MARIA SANTOS D'ANDRÉA

DISCENTE: ROSICLÉA MARIA SANTOS D'ANDRÉA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Webconferência Via Google Meet - Endereço: https://meet.google.com/myw-yeei-bmn
TÍTULO: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA NAS AULAS DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem centrada no estudante, método de aprendizagem ativa, ambiente virtual de aprendizagem, ensino de Biologia, habilidades do Século XXI.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O ensino de Biologia enfrenta atualmente o desafio de se modernizar frente a um mundo em constante transformação, em especial com relação ao desenvolvimento e emprego de novas tecnologias educacionais. A utilização de novas metodologias de aprendizagem nas aulas de Biologia constitui uma ferramenta ativa para o aprendizado centrado no estudante. Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e teve como objetivo avaliar a utilização de vídeos didáticos de curta duração produzidos por estudantes do ensino médio de um curso profissionalizante da área de Mecânica como uma ferramenta didática de aprendizagem ativa nas aulas de Biologia. Foram desenvolvidas atividades presenciais e em ambientes virtuais para a orientação dos estudantes nas etapas de produção de vídeos. Os estudantes foram avaliados por meio de pré-teste, pós-teste, questionário de participação e ficha de autoavaliação. As atividades desenvolvidas melhoraram habilidades dos estudantes como trabalho em equipe, interação para a resolução de problemas, organização, cooperação, interesse e responsabilidade. O resultado da produção dos vídeos deu origem ao Cine-Bio, uma plataforma didática hospedada no canal oficial de divulgação do IFPB campus João Pessoa e aberta a qualquer usuário interessado. Como produto deste trabalho, foi gerado um guia metodológico para a produção de vídeos de curta duração para ser utilizado por professores e seus estudantes. A participação ativa dos estudantes na produção dos vídeos mostrou que essa ferramenta é adequada para uma aprendizagem centrada no estudante.
Presidente - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA