PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JAILSON RODRIGUES CHAVES

DISCENTE: JAILSON RODRIGUES CHAVES
DATA: 30/11/2020
LOCAL: meet.google.com/cog-ijwh-ajk
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO ELETRÔNICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO EM BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento de jogo; Ensino Médio; Metodologia ativa; Respiração aeróbia; Tecnologias digitais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente pesquisa aborda o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); desenvolvimento e aplicação de um jogo digital como recurso pedagógico; e analisa, a partir da utilização desses recursos, suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, bem como, sua relevância no processo educativo e aquisição de conhecimento dos conteúdos de Biologia. O desafio do professor e da escola atualmente é estruturar o processo de ensino-aprendizagem por meio da atualização de conhecimentos metodológicos no sentido de permitir/utilizar uma melhor compreensão e assimilação dos conteúdos estudados. As tecnologias no cotidiano escolar vêm sendo introduzidas como forma atrativa às novas gerações, propiciando dessa forma, uma aprendizagem mais significativa. O principal objetivo da pesquisa foi desenvolver e aplicar um jogo digital no formato 2D e avaliar sua aplicabilidade como instrumento auxiliar no processo ensino-aprendizagem. O tema proposto para desenvolvimento do jogo digital foi a respiração celular aeróbia, tida como conteúdo abstrato e de difícil compreensão. A estratégia metodológica foi a pesquisa-ação com abordagem quali/quantitativa de caráter exploratório descritivo. A pesquisa teve participação de 30 alunos com idade entre 15 e 18 anos da 1ª a 3ª série do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Getúlio Cesar Rodrigues Guedes, no município de Pedras de Fogo - PB. A intervenção foi estimulada por estratégias que incluem pesquisa na internet, oficinas e minicursos voltados a produção de um produto tecnológico. Os resultados foram obtidos através de observação, anotações e questionários e serviram para comprovar que a intervenção mediada e estimulada por meio de tecnologias digitais é estimulante aos alunos. O trabalho culminou com a produção de um jogo digital intitulado corrida do ATP disponível para smartphones na Google play e um guia de utilização do aplicativo Gdevelop-5, o qual foi utilizado para desenvolvimento da pesquisa.
Presidente - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Interno - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA