PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: EVANDRO BRANDAO DE OLIVEIRA

DISCENTE: EVANDRO BRANDAO DE OLIVEIRA
DATA: 30/11/2020
LOCAL: Através da plataforma Google Meet (Institucional - UFPB)
TÍTULO: A TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: Alternativa para o ensino de Botânica no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Botânica na escola. Ensino de Biologia. Ensino por investigação. Jogo educativo.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Morfologia Vegetal
RESUMO: As plantas são importantes na caracterização dos biomas e estão presentes em nosso cotidiano, sendo essenciais à manutenção da vida no planeta, sendo seu estudo utilizado nas mais diferentes áreas do conhecimento humano. Estudos revelam que o ensino de botânica não é muito bem aceito por parte de professores e alunos e isso atrapalha o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. Trazer o estudante para compreender a relevância do estudo da botânica pode gerar um avanço na compreensão e importância das plantas no contexto ambiental, educacional e social e deste modo, promover o ensino de botânica. Observando os livros didáticos com abordagem tradicional, a dificuldade do ensino-aprendizagem de botânica no Ensino Médio, está no uso excessivo da memorização dos conceitos relacionados com o assunto. Essa forma de ensinar é pouco atraente e distante do mundo em que vivem nossos jovens, o mundo digital. Por isso, são chamados nativos digitais. Como o objetivo de tornar o ensino de botânica mais atraente, foi desenvolvido um jogo o digital educativo, do gênero Plataforma, denominado The Botany Game. O público-alvo escolhido para participar da pesquisa foi composto por estudantes da 2ª Série do Ensino Médio de Escola Pública localizada na cidade de João Pessoa-PB. Participaram da pesquisa 141 estudantes divididos em dois grupos, um denominado experimental e que utilizou o jogo didático e um grupo controle que não utilizou o jogo didático. A abordagem da pesquisa foi quanti/qualitativa e quanto aos meios foi usada a pesquisa-ação. Para obtenção de dados foram aplicados questionários do tipo: sondagem, pré-teste e pós-teste, quiz e de satisfação. A análise dos dados obtidos com o questionário de sondagem revelou o que a literatura já mostrou, pouco interesse dos alunos pela botânica. Nos questionários pré-teste e pós-teste, observou uma melhora na aprendizagem dos alunos do grupo experimental. A satisfação dos alunos com relação ao uso de jogos didáticos em sala de aula ficou comprovada com os dados obtidos no questionário de satisfação. O principal produto gerado nesse trabalho foi a produção de jogo didático denominado The Botany Game que foi utilizado pelos alunos do grupo experimental e promove a ludicidade, o protagonismo dos alunos e o ensino por investigação. Conclui-se, portanto, que do jogo didático The Botany Game melhorou a aprendizagem dos alunos do grupo controle e que esse tipo de prática metodológica é eficiente na promoção do ensino de botânica.
Presidente - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Interno - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI