PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MARCÍLIO GOMES MACENA

DISCENTE: MARCÍLIO GOMES MACENA
DATA: 14/12/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ENSINO E APRENDIZAGEM DE EVOLUCIONISMO: Uma análise da evolução conceitual em sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Evolução conceitual; Evolução biológica; Ensino e aprendizagem
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Nesta pesquisa, buscamos investigar de que maneira as práticas efetivadas quanto às estratégias de ensino preocupadas em promover mudanças conceituais, fundamentam e influenciam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do Evolucionismo. Assim, utilizamo-nos da análise da evolução conceitual em sala de aula, dentro do contexto da educação básica a partir de estratégias de ensino voltadas para a mudança conceitual. Antes do processo de intervenção, realizamos um levantamento de concepções prévias para identificar distintas concepções sobre Evolução Biológica, diferenciando a concepção científica das concepções de caráter não científico presentes na vida cotidiana, o que possibilitou identificar possíveis incorreções conceituais. Após o levantamento, teve lugar um processo de intervenção subsidiado pelo ensino por investigação através de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) como proposta didática para proporcionar a Evolução Conceitual. Dividida em 7 (sete) aulas que procuraram articular a explicitação das concepções, a promoção do conflito cognitivo para a reestruturação das concepções, e a construção do conhecimento a partir da proposta de ensino por investigação. Essas aulas foram estruturadas a partir do procedimento de proposição de questões-problema, do levantamento de hipóteses e da sistematização do conhecimento por meio de leituras, discussões e debates orientados. Utilizamos para o cumprimento dessas aulas: projeção de imagens temáticas e charges; pesquisas na internet; dinâmicas para levantamento e discussão de conceitos; prática para teste de hipóteses e discussão de conceitos; além de textos para sistematização. A partir da análise dos resultados, foi possível perceber a evolução conceitual a partir da ocorrência da acomodação do modelo explicativo científico na rede conceitual dos estudantes, com a completa troca conceitual. Deste modo, nas três perguntas dos questionários, a presença da acomodação se sobressai. Na primeira questão, referente ao conceito de Evolução Biológica, 45% dos estudantes acomodaram a explicação científica. Já na segunda questão, alusiva ao conceito de adaptação, 55% dos estudantes acomodaram o modelo explicativo científico. Porém, foi na terceira questão, que tratou do conceito de Seleção Natural, que foi notada a maior acomodação da explicação científica, observada em 65% dos pesquisados. Ainda, foi observada a assimilação parcial da explicação científica, presente nas respostas de 25% dos estudantes que responderam à primeira questão sobre o conceito de Evolução Biológica. Estudantes esses, que durante o processo interventivo, reproduziram o discurso científico, mas, nas respostas do questionário pós-teste, tornaram a explicitar parte do discurso não científico presente em suas concepções prévias. Portanto, concluímos que a opção por uma Sequência de Ensino Investigativa, pode se constituir como uma estratégia de instrução apropriada para a construção do conhecimento e a promoção da evolução conceitual. Sendo assim, confirmando o que indicam os resultados obtidos durante o processo de ensino e aprendizagem, a metodologia utilizada aqui permitiu constatar que a maioria dos resultados reafirma a presença da evolução conceitual, a partir da assimilação parcial do modelo explicativo científico ou da presença da acomodação da explicação científica na rede conceitual dos estudantes.
Presidente - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Interno - 338028 - MARCIA ROSA DE OLIVEIRA