PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALERSON DE BRITO ALMEIDA

DISCENTE: ALERSON DE BRITO ALMEIDA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: http://meet.google.com/amx-jhkb-zyp
TÍTULO: DESVENDANDO AS CÉLULAS TRONCO: O USO DE APLICATIVO EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Células-tronco, Aplicativo educacional, Ensino de biologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A partir do zigoto, em um processo de divisão e diferenciação celular, se formam todas as células que constituem os organismos vivos. Nesses primeiros estágios de vida, as células possuem capacidades únicas, com potencialidades em se diferenciar em qualquer tipo existente sendo denominadas de células-tronco. Apesar de ser um tema recorrente nos meios de comunicação, devido à aplicabilidade em saúde, tal assunto é pouco explorado em livros e aulas do ensino médio na disciplina de Biologia, carecendo de maior enfoque em virtude da sua relevância. Pensando em uma proposta de trabalho escolar com potencial de chamar a atenção dos alunos, fazendo com que tenham mais acesso à temática células-tronco, bem como a utilização de novas tecnologias, embasou-se na criação de um aplicativo educacional. Além da proposta do aplicativo tornar o tema mais acessível, pode também promover o protagonismo do aluno, uma vez que o uso dessa tecnologia favorece o auto-didatismo, baseado na leitura e resolução de problemas. Assim, o presente trabalho iniciou-se com a confecção do aplicativo, seguido de avaliação do mesmo por discentes e docentes que compõem as três séries do Ensino Médio. Participaram da pesquisa 28 alunos da rede pública estadual da Paraíba, da EEEFM José Pinheiro (Campina Grande-PB) e da ECITE Monsenhor José da Silva Coutinho (Esperança-PB). Em relação aos docentes, 20 professores mestrandos do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO, de diversos estados brasileiros participaram do presente trabalho. Após a confecção do aplicativo educacional, intitulado “Desvendando as células-tronco”, o link para acesso foi disponibilizado via e-mail e redes sociais (whatsapp) para a população do estudo, bem como formulários online para avaliação da capacidade e potencialidade do aplicativo sobre células-tronco. Discentes e docentes receberam o link concomitantemente e tiveram duas semanas para realizar a avaliação. A partir da avaliação dos discentes observa-se que o App foi considerado uma ferramenta positiva para o aspecto cognitivo, assim como, na construção de aspectos imprescindíveis na formação do estudante como, socialização, interação, protagonismo, motivação, cooperação e interatividade. Quanto aos docentes, evidenciaram o instrumento como de extremo poder para enriquecimento das aulas que abordam o tema escolhido. Estas constatações foram confirmadas pelos comentários dos discentes e docentes que avaliaram de forma positiva e satisfatória a eficácia de tal ferramenta no ensino da biologia. Espera-se que o software aqui apresentado, possa servir como aprimoramento do fazer educacional e que possa inspirar diversos colegas, das mais distintas áreas, a elaborarem, buscarem, inovarem suas aulas transmitindo da melhor forma possível o conhecimento tão desejado por nossos alunos, preparando-os para exercer a cidadania.
Presidente - 1812740 - NAILA FRANCIS PAULO DE OLIVEIRA
Interno - 1680508 - BRUNO HENRIQUE ANDRADE GALVAO