PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: HELLYZALVA BRAGA LIMA ALVES

DISCENTE: HELLYZALVA BRAGA LIMA ALVES
DATA: 10/02/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: ESTUDO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO O FANZINE COMO EXPRESSÃO DE APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Impactos Ambientais; Enculturação Científica; Fanzinagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) as questões ambientais são tratadas dentro dos conteúdos de ecologia, em geral, de modo conteudista e desvinculadas da realidade. Os estudantes da EJA, em geral, são desmotivados, se portam como expectadores diante dos saberes que lhes são transmitidos. O professor é desafiado a promover estratégias de ensino que os motivem a participar do processo de aprendizagem, relacionando os conteúdos estudados ao seu cotidiano. Nesse estudo, o fanzine representou a estratégia pedagógica chave por meio da qual os estudantes expressaram, de forma textual ou artística, os conhecimentos apreendidos. A pesquisa teve como objetivo construir conhecimentos científicos sobre os impactos ambientais antrópicos, utilizando metodologias ativas e o “fanzine” como expressão de aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas com vinte estudantes da modalidade EJA de uma Escola Pública do Agreste Pernambucano tendo caráter quali-quantitativo e seguindo a abordagem participante a partir de uma sequência didática com previsão de ser aplicada, por meio do ensino híbrido. As estratégias didático-pedagógicas foram mediadas por ferramentas de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na perspectiva da produção do zine. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da observação participante, registro em cadernos de anotações, em aulas e debates interpretados à luz da análise de conteúdo de Bardin. Foram estudados 80 fanzines com aprofundamento teórico nos conteúdos: poluição, degradação ambiental, impactos ambientais e sustentabilidade, tratados de forma científica e contextualizada, vinculados às questões ambientais emergentes na contemporaneidade, despertando o senso de corresponsabilidade socioambiental e contribuindo na formação de sujeitos ecológicos. A sistematização das atividades desenvolvidas durante a pesquisa resultou em uma coletânea de fanzines como forma de expressar conhecimentos e saberes, voltados às questões ambientais. Espera-se que esta pesquisa integre o processo de enculturação científica na Educação de Jovens e Adultos, fortalecendo a autonomia, criticidade, interdisciplinaridade, comunicação e a construção de novos valores a partir da convivência com o meio ambiente.
Presidente - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Interno - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA