PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: DANIELE DE MELO SOUSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DE MELO SOUSA
DATA: 23/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: BOTÂNICA NA ESCOLA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS VISANDO A APRENDIZAGEM SOBRE A CAATINGA EM MÚSICAS POPULARES
PALAVRAS-CHAVES: Jogo Pedagógico. Flora da Caatinga. Músicas.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Botânica Aplicada
RESUMO: O conhecimento em Botânica deve ir além dos conteúdos comumente estudados na escola, em especial no Ensino Médio. Deve ser visto e utilizado como suporte para apresentar ao aluno o próprio local onde ele vive. Diante disso, melhorar a forma como a flora do bioma Caatinga é trabalhada, buscando novas metodologias ativas e investigativas acabam sendo um meio de chegar ao aprendizado. Aliado a isso, o poder de envolvimento que músicas populares causam nos ouvintes e que hoje, infelizmente, não são tão disseminadas pelos meios de comunicação e que muitas vezes são restritas a trabalhos com foco no regionalismo. Nesse caso, em especial, canções que citam várias espécies vegetais típicas do bioma em foco. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer e se aprofundar acerca dos vegetais encontrados no Bioma Caatinga conhecidos pelos alunos a fim de dar subsídio para a criação de um catálogo impresso, um Blog específico sobre alguns vegetais trabalhados com os alunos e que aparecem em canções populares e por fim um jogo intitulado Trilha na Caatinga, onde os participantes encontram durante a brincadeira, códigos QR que os levarão às informações contidas no blog. Para a realização da pesquisa e de todas as demais fases do trabalho foram escolhidas turmas de Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Methódio de Godoy Lima em Serra Talhada PE. Inicialmente os alunos responderam a um questionário pelo Google Forms de forma remota, servindo como uma avaliação de conhecimentos prévios sobre o tema. Em seguida, foi iniciado o trabalho de envolvimento dos alunos através das músicas escolhidas. A medida que as músicas iam sendo apresentadas aos alunos, o vegetal nela abordado já ia para determinado grupo como material de pesquisa para compor o catálogo impresso e o Blog Canções Botânicas. As pesquisas realizadas, assim como toda a utilização de mídias para a realização de todo o trabalho fluíram muito bem, visto que por força do período pandêmico vivido, mesmo presencialmente, eles não fizeram objeção pelo uso de computadores e celulares. Após todas as pesquisas das espécies vegetais, iniciou-se a fase da criação das informações para o blog e para o catálogo impresso. Em seguida, as páginas contendo as informações dos vegetais foram compiladas em um código QR e incluídos no jogo pedagógico. Foi muito fácil ver a afinidade dos alunos com o tema quando as músicas foram utilizadas como ponte entre o conteúdo e a confecção dos produtos. O material produzido servirá de recurso didático para a referida escola.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Externo ao Programa - 1274154 - FERNANDO FERREIRA DE MORAIS
Externo à Instituição - MARIA DAS GRACAS VELOSO MARINHO DE ALMEIDA