PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: DANIELE DE MELO SOUSA

DISCENTE: DANIELE DE MELO SOUSA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: BOTÂNICA NA ESCOLA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS VISANDO A APRENDIZAGEM SOBRE A CAATINGA EM MÚSICAS POPULARES
PALAVRAS-CHAVES: Jogo Pedagógico. Flora da Caatinga. Músicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Botânica Aplicada
RESUMO: O conhecimento em Botânica deve ir além dos conteúdos comumente estudados na escola, em especial no Ensino Médio. Deve ser visto e utilizado como suporte para apresentar ao aluno o próprio local onde ele vive. Diante disso, melhorar a forma como a flora do bioma Caatinga é trabalhada, buscando novas metodologias ativas e investigativas acabam sendo um meio de chegar ao aprendizado. Aliado a isso, o poder de envolvimento que músicas populares causam nos ouvintes e que hoje, infelizmente, não são tão disseminadas pelos meios de comunicação e que muitas vezes são restritas a trabalhos com foco no regionalismo. Nesse caso, em especial, canções que citam várias espécies vegetais típicas do bioma em foco. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer e se aprofundar acerca dos vegetais encontrados no Bioma Caatinga conhecidos pelos alunos a fim de dar subsídio para a criação de um catálogo impresso, um Blog específico sobre alguns vegetais trabalhados com os alunos e que aparecem em canções populares e por fim um jogo intitulado “Trilha na Caatinga”, onde os participantes encontram durante a brincadeira, códigos QR que os levarão às informações contidas no blog. Para a realização da pesquisa e de todas as demais fases do trabalho foram escolhidas turmas de Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Methódio de Godoy Lima em Serra Talhada – PE. Inicialmente os alunos responderam a um questionário pelo Google Forms de forma remota, servindo como uma avaliação de conhecimentos prévios sobre o tema. Em seguida, foi iniciado o trabalho de envolvimento dos alunos através das músicas escolhidas. A medida que as músicas iam sendo apresentadas aos alunos, o vegetal nela abordado já ia para determinado grupo como material de pesquisa para compor o catálogo impresso e o Blog “Canções Botânicas”. As pesquisas realizadas, assim como toda a utilização de mídias para a realização de todo o trabalho fluíram muito bem, visto que por força do período pandêmico vivido, mesmo presencialmente, eles não fizeram objeção pelo uso de computadores e celulares. Após todas as pesquisas das espécies vegetais, iniciou-se a fase da criação das informações para o blog e para o catálogo impresso. Em seguida, as páginas contendo as informações dos vegetais foram compiladas em um código QR e incluídos no jogo pedagógico. Foi muito fácil ver a afinidade dos alunos com o tema quando as músicas foram utilizadas como ‘ponte’ entre o conteúdo e a confecção dos produtos. O material produzido servirá de recurso didático para a referida escola.
Presidente - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Externo ao Programa - 1274154 - FERNANDO FERREIRA DE MORAIS